Aqui é muito comum a comunicação escrita. Diariamente tem um encarte de mercado. Esporadicamente colocam aqui um jornal chamado Dica da Semana. Tem matérias, entrevistas, informações relevantes pra sociedade e, é claro, anúncio de produtos de mercado, farmácias, lojinhas…
E como eu estou na fase de querer conhecer tudo o que faz parte da realidade lusitana, leio com atenção todas as porcarias que param na minha caixa de correio.
Recebi aqui em casa um panfleto verdinho, muito fofinho, sabe?
E na frente dele dizia “Um resíduo, um sorriso“.
É esse o nome da campanha de reciclagem de óleo alimentar, implementada em Março/2009, aqui em Lisboa. Bem, o meu panfletinho vem assinado pela Câmara Municipal de Loures, porque meu bairro faz oficialmente parte deste Concelho.
A leitura do panfletinho, que aqui se chama “desdobrável”, é super fácil porque meu bairro tem população massiva de idosos.
Lá explica como, porque e onde.
Você sabia que 1 litro de óleo alimentar usado pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água?
Basicamente é uma campanha para você não “deitar fora” o óleo de cozinha que utilza na sua casa, e guardá-lo em garrafas. Quando a garrafa estiver cheia, você vai até um “oleão” (ver foto) e deposita a garrafa.
Esse óleo será utilizado para produção de biodiesel: combustível para automóveis.
De quebra, parte do dinheiro da venda do óleo de cozinha usado será revertido para obras sociais, como doação de cadeiras de rodas.
Para conferir o desdobrável, clique aqui.
Ai, que exemplo, hein?
Adorei a ideia gostaria de implantar esse projeto na minha cidade sou gestora ambiental e trabalho na Prefeitura Municipal e gostaria de mais aprofundamento nesse projeto para futuramente conseguir instala-lo.