É primavera!!!

Já dizia Tim Maia.   flor_jamie

Mas o que ele não nos contava na música é que na primavera as árvores voltam a ter folhas, os botões de flores começam a aparecer e fica tudo florido até o verão.
Claro que eu só descobri isso agora porque, pela primeira vez na vida, eu entendi o significado daquelas aulas de ciências, onde a professora explicava o fenômeno das estações do ano. No Rio eu nunca pude notar muito bem a diferença, exceto do verão para o inverno. No verão fazia calor demais, a qualquer hora do dia ou da noite, já saía do banho (frio, sempre!) suando. No inverno era a temperatura agradável. Não suava o tempo todo e às vezes nem precisava de ar condicionado pra dormir.

No tempo dos romanos e até ao século XVI, havia o Verão (a actual Primavera), o Estio (o actual Verão), o Outono e o Inverno.

A palavra Verão provém do latim vernum, com o significado de “tempo primaveril”, derivado de ver, veris, que significava Primavera. A expressão primo ver (que originou o termo Primavera) aplicava-se apenas ao começo da estação: primo + ver = o primeiro Verão (= actual Primavera), o princípio do Verão (= Primavera).

Enquanto eu pesquisava isso, também procurei fotos da primavera e só apareciam fotos de ovos de chocolate e coelhinhos de Páscoa. Bem, esse ano o domingo de Páscoa será em 12 de abril. A primavera começa anualmente em 20 de março. Ok, a Páscoa será na primavera, mas qual a relação?
Resposta: o equinócio da primavera.

Tentei resumir o signficado de equinócio, mas é muito complexo. Se tiver dúvidas, a wikipedia detalha bem o assunto.

Voltando a relação primavera x Pascoa. O domingo de Páscoa é determinado em função do equinócio da Primavera? Determina-se a primeira noite de lua cheia depois do equinócio, e o domingo que se seguir ao dia dessa lua cheia é o Domingo de Páscoa. Tal faz com que o Domingo de Páscoa nunca possa ocorrer antes de 22 de Março nem depois de 25 de Abril.

Além disso, podemos dizer que é a estação onde a temperatura eleva (quem está acompanhando o blog desde o primeiro post sabe o quanto eu reclamei do frio) e as alergias respiratórias também.
Não faz o menor sentido, né? Faz sim.
O clima aqui em Lisboa é bastante húmido (é com h!), tem ventado muito nesses início primaveril e com as flores a desabrochar, é pólen para todos os lados.

Eu nunca tive nenhum problema de alergia respiratória. Nunca tive alergia nenhuma (acho que só a picles, quando trabalhei no McDonalds e comia chesseburger every single day) e aqui eu lembro tanto do balão mágico

Pólens que causam alergias podem ser divididos em três tipos:

  • Pólens de gramíneas: Azevém, Cana-de-Açucar, capim, grama, milho, sapé, trigo.
  • Pólens de árvores: cipreste, alfineiro, pinheiro, plátano e salgueiro/chorão.
  • Pólens de Ervas: Alfafa, Ambrósia, Artemísia/Losna Brava, Carrapicho-de-Santa Helena, Caruru, Crisântemo, Dália, Dente-de-Leão, Erva-de-Bicho e Erva-de-Santa Maria, Lanceta-de-Ouro, Língua-de-Vaca, Losna Branca, Losna ou Absinto, Parietária, Quenopódio, Taboa ou Tabua, Tanchagem ou Plantago.

Segundo o Correio da Manhã, estima-se que um terço dos portugueses sofram com alguma reação alérgica (espirros, comichões, falta de ar, rinites, faringites, conjuntivites e asma) nessa época do ano.

Já li diversas dicas de como evitar o sofrimento, e a que mais me surpreendeu foi: comer alimentos picantes.
A pimenta tem o poder de descongestionar as vias aéreas e faz o oxigênio fluir melhor.
Outras dicas interessantes:

  • sair com o cabelo preso, pra evitar que agarre pólen
  • lavar os cabelos ao chegar em casa, para limpar qualquer resíduo de pólen que possivelmente agarrou-se aos fios durante o dia
  • realizar actividades físicas antes das 10h ou após 17h (porque das 10-17 é o horário de maior polenização)
  • manter a casa sempre limpa , arejada e ensolarada, mas fechar as janelas ao final da tarde e só abrí-las novamente depois das 20h.

Caso algum cidadão, português ou não, que esteja cá e sofra com alergia pode tirar dúvidas e ter orientações sobre os primeiros cuidados através da Linha Saúde 24. O 24 é em homenagem ao tempo de funcionamento do serviço: 24 horas por dia…
Desde o seu arranque experimental em 2007, a linha Saúde 24 já ajudou cerca de 440.000 pessoas a descobrirem uma nova forma de lidar com os seus problemas de saúde, para além de ter proporcionado uma diminuição dos utentes (=usuários) que recorrem às urgências hospitalares, permitindo, assim, aos utentes uma maior comodidade e capacidade de gerir a sua própria saúde.

Ai… É chato viver num país onde pensam em tudo, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s