Revolta cibernética

Hoje faz um dia lindo em Lisboa. O céu está azul azul azul, sem nenhuma nuvem pra estragar o visual. A temperatura está super agradável, cerca de uns 27ºC com uma brisa fresca. Então eu fiz o meu desjejum (porque ao meio dia não pode ser um pequeno almoço), liguei o meu notebook pra ver meus e-mails (ainda estou na caça ao emprego) e me candidatar a mais algumas vagas e em seguida me arranjaria pra dar uma volta pelo parque da cidade, na beira do Tejo.
Quando comecei a ler meus e-mails tinha um cujo assunto era: “Brasil”.
Tratava-se de um powerpoint, com aquelas animações irritantes e com um conteúdo inaceitável. Sei que a vontade de passear se foi e ficou a vontade de escrever de volta pro autor do powerpoint.

Talvez você já tenha recebido esse e-mail e quem sabe se sentiu como eu. O conteúdo do tal texto irritante é uma indignação de uma brasileira, que vive na Holanda, e que acha o Brasil o supra sumo do planeta.

Desculpe-me, mas acredito que 9 em 10 brasileiros que visitam um país de primeiro mundo voltam para sua terra brasilis questionando as condições de vida, a política, os impostos, a justiça, etc.  Pelo menos foi isso o que aconteceu comigo e o que pessoas que conheço que tiveram a oportunidade de visitar países desenvolvidos.

Para que você tenha noção das barbaridades que foram escritas, vou reproduzir aqui o texto. Ele aparecerá em itálico, e eu farei um breve comentário embaixo.

BRASIL, TERRA ABENÇOADA POR DEUS!!!
Comentários de uma brasileira que mora na Holanda.

Em primeiro lugar, o que uma brasileira faz na Holanda se acha o Brasil melhor? Não quero entrar em detalhes agora porque preciso reservá-los para o meio do texto, mas… é melhor viver num país onde a renda per capta é cerca de USD 5mil (uns R$11.500,00) do que num país que é USD24.700 (uns R$56mil)??
Para essa observação acima, vamos fazer de conta que a distribuição de renda no Brasil é tal como a da Holanda, ok?

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos enquanto no Brasil se maximizam os negativos.

Discordo. Eu até tento não pegar pesado com a imagem negativa do Brasil aqui fora, mas é complicado, viu? Estou em Portugal há 6 meses e todos os dias eu abro o globo online para ver as notícias. Não teve um dia sequer que vidas foram poupadas, que assaltos não ocorreram, que o governo não está envolvido em atos de corrupção, etc.
A questão não é que o brasileiro acha que o Brasil não presta. O Brasil não ajuda a mudar esse ponto de vista.
Esse tipo de comentário é sem dúvida feito por um petista. O presidente Analfabeto Lula da Silva disse que nunca viu suíço falando mal da Suíça. Mas falar mal de quê? Para não perdermos tempo, vou deixar aqui o link do Wikipedia sobre a Suíça. Se o presidente tivesse pesquisado sobre isso antes de falar besteira, teria menos uma pérola…

Aqui na Holanda os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Por que será? O único país que tem eleição automatizada é o Brasil… Será que isso tem alguma coisa a ver com facilitar fraude? Ou será que é porque o sistema eletrônico de votação não é assim tão confiável? Por que os países de primeiro mundo não o adotaram ainda? Oh, dúvida cruel…
E… particularmente, eu prefiro que a apuração dos votos demorem uma semana, mas que os 4 anos seguintes sejam de um excelente trabalho em prol do povo.

Só existe uma companhia telefônica e (pasmem!), se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone  temporariamente desconectado.

Ai, que mentira. Eu trabalhei com telecomunicações no Brasil, especificamente no departamento que faz a cobrança do tráfego entre operadoras internacionais. A KPN é a maior operadora de telecom da Holanda, mas não é a única. E não sei de que cidade no Brasil seria essa ser humana que mora na Holanda, porque no Rio de Janeiro, até bem pouco tempo atrás, só tinha telefone fixo da Telemar. Em São Paulo era somente a Telefônica. Em Curitiba era somente a Brasil Telecom.
No caso da Holanda, a KPN é a detentora da maior quantidade de serviços e assinantes de serviços telefônicos, mas existem outras operadoras da Europa que atuam lá, como a alemã T-Systems.
E eu DUVIDO que cortem a sua linha se reclamarem do serviço. A autora desse texto só pode estar a falar da Telerj, Telesp, Telemig, etc.
Aqui eu contratei a MEO como tv por assinatura, telefone e internet. A contratação dos canais é por controle remoto. Se eu quiser cancelar qualquer serviço, eu acesso a página de compra de canais, faço a alteração que eu quero e pronto. Sem stress, sem anotar protocolo, sem esperar 7 dias úteis, sem pagar multa, sem escutar musiquinha, sem ser transferida pra nenhum departamento irresponsável, sem ouvir gerundismos.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos – antes de comer.

Olha… isso aí eu já não sei. Mas enrolar o sanduíche num guardanapo ou lavar as mãos antes das refeições não é critério para eleger se um país é bom pra se viver ou não, é sinal de falta de higiene do indivíduo que o faz. O que dizer então da Arábia Saudita, onde é sinal de boa educação arrotar à mesa, após a refeição? E na Itália? Lá palitar os dentes na frente do anfitrião siginifica que a comida estava boa e você está satisfeito. São costumes, e não análise sócio-econômica.
Eu sei que o povo europeu não sujas as ruas, não urina em todos os postes como se estivesse demarcando o território, não estraga o patromônio público. Não me incomodo em comer sem guardanapo. Prefiro andar em ruas limpas.

Nas padarias, feiras e açougues europeus os atendentes recebem o dinheiro, e com a mesma mão suja te entregam pão e carne.

Mentira!! Isso acontece nas feiras livres no Brasil.
Na Europa geralmente a pessoa que te serve não é a mesma que recebe o pagamento. Fica um no caixa (geralmente o dono do negócio) e um empregado no balcão.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas maxwell-williams-french-fry-cupsem folhas de jornal, e tem fila na porta!!!

Exagerar é feio, hein! Isso acontecia antigamente (bem antigamente mesmo, acho que na década de 60) nas barraquinhas de porcarias que ficam na rua, mas há muitos anos foi proibido por questões de higiene… E aí inventaram algo chique, só pra manter o tradição. São uns cones de porcelana, com motivo de jornal.

Na Europa, não fumante é minoria. Se você pedir mesa para não fumante o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até no elevador!!!

Concordo que aqui fuma-se horrores. Mas a lei anti-tabagismo aqui é tão séria que nem nas lojas de ginjinha pode-se entrar com qualquer tipo de cigarro ou cachimbo aceso. E é uma micro lojinha, que só dá pra duas pessoas ao mesmo tempo. Em todos os estabelecimentos e shoppings é proibido entrar com cigarro aceso e isso virou crime, pelo menos aqui em Portugal. E garçon nenhum ri na cara de ninguém.
Em Londres é extremamente proibido fumar em locais fechados, inclusive Pubs e discotecas.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria, e qualquer garçom de botequim no Brasil poderia ir para lá dar aulas de: “Como conquistar o cliente”.

Eu ainda não fui a Paris, mas já estive em diversos lugares de Portugal e fui à Barcelona. Todos são sempre muito educados e a diferença é que não ficam de 10 em 10 minutos perguntando “mais um, chefe?”. Eles aguardam você chamar.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo?

Colocam as pessoas num campo de concentração?

Impõe suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emocionados.

Ok. Crença e cultura brasileira. Crença podemos citar o sincretismo religioso e a invasão da igreja do Edir Macedo. Crença política? Impossível. Cultura? Eu diria a MPB, a Bossa Nova, nossos grandes poetas, novela brasileira. E isso é mais valorizado fora do Brasil do que dentro dele.

Temos uma língua que apesar de não parecer nada com a língua portuguesa é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de Software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com seus usuários brasileiros através da língua portuguesa.

Acho que definitivamente essa pessoa é louca. A língua portuguesa é o idioma oficial de 11 países. Um professor meu dizia que a língua é viva e por isso ela evolui. As influências culturais são os principais fatores para essas mudanças, e no Brasil temos também a influência indígena. Na África alguns dialetos locais enriqueceram a língua portuguesa, e alguns verbetes foram até adotados aqui em Portugal (ex.: bué, que significa muito). Segundo a ABL o idioma falado no Brasil é reconhecido como Língua Portuguesa e não Língua Brasileira. Se os manda-chuvas do be-a-bá dizem isso, quem sou eu pra dizer que estão errados!

Somos vítimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar nossas raízes culturais.

Crimes contra a pátria? Eleger um analfabeto para presidente e mantê-lo no poder é um atentado à vida!

Os dados a seguir são da “Antropos Consulting”.

Procurei essa empresa e nada mais é do que uma consultoria de antropologia empresarial. Não tem nenhuma pesquisa relacionada aos assuntos elencados abaixo.

1 – O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate a AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial

Mais ou menos isso… Secretário Geral da ONU disse em 2005 que o modelo de combate à AIDS no Brasil seria um bom modelo a ser adotado pelos países mais pobres. O exemplo mundial no combate à AIDS ainda é os EUA e a Alemanha.

2 – O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

Os países que participam desse projeto são África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Brasil, Butão, China, Congo, Coreia do Norte, Cuba, Estados Unidos, Jamaica, Marrocos, México, Países Baixos, Reino Unido.  Me avisem pra onde a África do Sul foi transferida, porque se ela não está mais no hemisfério sul, alguma coisa aconteceu!

3 – Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

O Rio de Janeiro é uma cidade tão solidária que as pessoas até cedem o assento nos transportes públicos para idosos e gestantes. Ninguém nem precisa pedir que alguém já se levanta e cede o lugar. Claro, que isso é tão verdade quanto essa pesquisa. Eu procurei, em três idiomas, alguma pesquisa que envolva 50 cidades e que tem o Rio de Janeiro entre a mais solidária e juro que não encontrei. Ou essa pesquisa foi inventada (como a maioria das coisas que foram escritas pelo autor do tal powerpoint), ou ela não foi divulgada… o que invalida uma pesquisa.

4 – Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, fornecendo os resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

Credibilidade do processo de apuração das eleições americanas?????  De qual Estados Unidos estamos falando? Daquele que é a maior potência mundial?

5 – Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado da América Latina.

Fico tão orgulhosa em saber que todo mundo tem orkut, facebook, mas nem sempre tem o que comer ou dinheiro pra passagem.  Eu sei que a quantidade de usuários de internet no Brasil aumentou muito e essa informação está no site da Teleco, mas afirmar que 40% dos internautas está no Brasil pode até ser verdade, levando em consideração o tamanho do território brasileiro e a população das regiões Sudeste e Sul.

6 – No Brasil temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

Essa informação eu realmente não consegui sucesso na pesquisa. Se você souber de algo, por favor, complemente esse tópico.

7 – Das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, 97,3% estão estudando.

Ha ha ha ha ha!!!

8 – O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações por mês.
9 – Na telefonia fixa, nosso país ocupa a 5ª posição em número de linhas instaladas.

Não sei se é bem esse número, nem se fica nessa posição. Na Teleco tem todas as estatísticas, mas nada com estes números.

10 – Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade IS0 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México são apenas 300 empresas e na Argentina 265.

Outra informação que não tem nenhuma fonte na internet. É muito fácil citar uma pesquisa e não os detalhes dela. É tão fácil quanto inventar. O erro do brasileiro é se comparar aos outros países de 3º mundo. Por que não pegar os bons exemplos do primeiro mundo?

11 – O Brasil é o segundo maior mercado mundial de jatos e helicópteros executivos.

Que maravilha! Afinal, os jatos e helicópteros executivos são meios de transporte de primeira necessidade.
Por que será que a tal pseudo-holandesa não disse que os meios de transporte de massa no Brasil são caóticos? Que no Rio de Janeiro o metro é insuportável, nos horários de pico mal dá pra entrar no vagão, vamos empurrados, esmagados, suados e às vezes o ar condicionado não funciona. Em São Paulo, o trem tem um cheiro horrível, por causa da poluição do Rio Pinheiros que fica ao lado. É um cheiro a enxofre, insuportável. Claro que nossos executivos não precisam passar por isso, porque São Paulo tem o 2º maior tráfego de helicópteros do mundo. Já a população…

Por que temos esse vício de só falar mal do nosso Brasil?

Me dê opções, querida…

1 – Por que não nos orgulhamos em dizer que nosso mercado editorial de livros é maior que o da Itália, com mais de 50 mil títulos a cada ano?

Bem… 43,1% da população italiana confessou ter lido pelo menos um livro no ano passado. O Brasil está em penúltimo lugar na tabela do analfabetismo, então vamos encarar os fatos: a maioria dos brasileiros não compra livro. Primeiro porque é caro. Segundo, porque 11,7% da popução não sabe ler (isso porque no Brasil o conceito de alfabetização limita-se a saber escrever o próprio nome).
É excelente saber que o brasileiro lê mais que há 10 anos, mas está looooooooonge de chegar aos pés da Argentina, que é conhecida internacionalmente como o lugar que mais tem livrarias. Existem mais livrarias em Buenos Aires do que no Brasil inteiro.

2 – Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta?

Cobrando 300% de juros nos cartões de crédito e uma fortuna de taxas e impostos, tinha que ser o sistema bancário mais perfeito do mundo! Mas não é.  Agora com o Febraban as coisas tendem a ficar menos bagunçadas, mas está longe de ser o mais moderno do planeta.

3 – Que nossas agências publicitárias ganham os maiores e melhores prêmios mundiais?

Criatividade o brasileiro tem de sobra. E isso é algo que temos que nos orgulhar e tirar proveito. Muitos publicitários brasileiros ganham projetos no exterior e eles têm fama de serem bons porque fazem por onde. A campanha de Natal do supermercado Continente, com a Popota (uma personagem de uma hipopótamo fémea que canta e dança) é feita por uma agência brasileira. Mas é importante lembrar que existem pessoas criativas em todas os países e classes sociais.

4 – Por que não falamos que somos o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

Pra “tapar o buraco” que o Governo deixa pra trás. ONGs e mais ONGs surgem, uma pra cada necessidade. Só que não são 70% dos brasileiros que dedicam seu tempo para o voluntariado. Até a data de publicação deste post, são 22,6% segundo o site Portal do Voluntariado.

5 – Por que não dizemos que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?

Terceira o que??? Baseado em que parâmetros?

6 – Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

O Congresso está fazendo o quê? Punindo quem?? Quero nome de 3 políticos que estão presos por conta das acusações do mensalão. O Collor foi expulso do governo pelo povo e voltou a pedido do mesmo cara que liderou a sua expulsão: Lula. Me poupe!!!

7 – Por que não lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Não tenho como negar. O brasileiro se esforça em aprender outros idiomas para se comunicar melhor com os estrangeiros, mas isso é porque se o Brasil não investir num diferencial para o turismo… a coisa complica. Acho que é uma pena as escolas públicas não terem um ensino de língua estrangeira de qualidade, e quem fala inglês, espanhol ou francês é porque teve oportunidade na vida pra estudar. Cursinho de idiomas é caro, e a maior parte da população brasileira não tem dinheiro pra isso.
Se esforçar pra falar bem a língua alheia não é exclusivo dos brasileiros. Não sou lá muito “viajada”, mas os lugares que visitei correu tudo muito bem.

8 – Por que não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

Ai, isso não é orgulho nenhum! Pra mim é uma vergonha! Os brasileiros em vez de se manisfestarem contra as barbaridades que acontecem, ficam em casa fazendo um churrasquinho. Os que se manifestam são os pseudo-intelectuais ou as pessoas que sofreram com tragédias a sério (vide família da Gabriela e do João Hélio). Brasileiro é um povo com memória volátil. Esquece rápido.

É, minha gente! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Raças? Entre os homens existe uma raça só: a humana. Infelizmente não podemos falar o mesmo das classes sociais, que o Brasil não é lá um bom exemplo de união. As pessoas agem da seguinte forma: cada um por si, Deus por todos. Ainda bem que a maioria acredita em Deus.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques, talvez porque sua verdadeira língua pátria não seja bem entendida.

Alto lá! Aqui em Portugal nunca tive problemas com meu sotaque brasileiro! Não sei onde existe essa “verdadeira língua pátria”, afinal, a língua é a mesma que cá em Portugal, e dizer que não é bem entendida… Que absurdo.
As novelas brasileiras que passam aqui não são dubladas e nem carecem de legenda…

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Nem todos. O calor do Rio de Janeiro é insuportável!! Há quem goste. Eu não gosto.

Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!!!

Então que seja uma pátria abençoada e que acorde para a realidade. Que pense mais um pouco antes de votar, que não se esqueça dos escândalos governamentais, e nem dos idosos e gestantes a esperar por um assento num transporte coletivo.

Anúncios

6 comentários sobre “Revolta cibernética

  1. Ai…

    Ri de me acabar aqui. Concordo com 99% de tudo isso – o que deixou tudo MUITO mais engraçado – mas em algumas coisas eu preciso ser justo. Vou colocar esse pensamentos logo logo, mas antes queria complementar algumas das informações que procedem:

    As 14 fábricas de automóveis do Brasil, na verdade, se resumem a uma meia dúzia. Tem várias filiais de uma mesma montadora (neste caso VW, Fiat, General Motors (Chevrolet), Peugeot, Renault e Citröen). Algumas outras montadoras tem uma única fábrica, porque investir no Brasil não dá retorno. São fábrica de veículos mais caros (que não vendem por aqui), e cito: Honda, Crysler e Toyota. Na verdade, acho que a Toyota até tem umas duas fábricas, mas daí a dizer que são 14 montadoras no país… totalmente fora da realidade.

    Agora, sendo justo: o processo de votação eletrônica realmente foi um avanço. Não é perfeito e está muito aquém do que poderia ser, mas funciona bem.

    Alguns exemplos de como poderia ser melhorado, e MUITO, seria o uso de cartões de memória ao invés dos disquetes. Já aconteceu de um disquete falhar na hora da apuração, o que invalidou os votos daquela urna. É uma mídia antiquada e inapropriada pra esse uso, na minha opinião.

    Mas o uso da votação eletrônica facilitou àqueles que precisavam de orientação especial ou ajuda (como os deficientes visuais e físicos). Não vou nem dizer sobre os analfabetos porque na verdade isso não foi uma ajuda pra eles. A facilidade de se “treinar” um analfabeto a apertar uns botoezinhos é pouco menor do que a de treinar macacos pra fazer o mesmo. Isso só ajudou a aumentar a quantidade de gente idiota que vota em troca de uma cesta básica.

    De toda forma, o ganho no tempo de apuração realmente é bem interessante. E como meu pai dizia, “Segurança não existe”. Se fosse pra fraudar a eleição, seja com papel, com disquete ou com flash card, seria feito (como aconteceu algumas vezes na África, história recente…). É só ter um mal-intencionado “do lado de dentro”.

    Enfim, espero ter colaborado com seu blog!

    Abraços e até a próxima.

  2. REVIEWING:

    Ainda tem a Ford por aqui, das montadoras. Pelas minhas contas, ainda não chegamos nas 14 (+4 se instalando… queria saber se Porshe ou Ferrari estão vindo, porque não me lembro de muitas outras marcas “populares” que possam querer vir…)

  3. AFF…… Vc não sabe o que falar, está negando sua origem. Sinto pena de você ganhando a fama, se achando portuguesa. IDIOTA!

    1. Ganhando fama? Kkkk
      Estou partilhando minha experiência de imigração, e deixo clara a minha opinião pessoal. Ninguém é obrigado a concordar comigo e estou longe de ser formadora de opinião. Se vc nao gosta do que eu escrevo, convido-a a não voltar ao meu blog. Procure algum que diga exatamente o que vc gosta de ler, ou então, escreva um.

    2. Releia o meu texto, mas pesquise no google ao mesmo tempo cada item que eu escrevi. Vamos ver quem renega o que. E acho que a palavra que vc usou para me ofender aplica-se mais a você do que a mim.
      E sobre a estar me achando portuguesa, está no meu dna e tb no de grande parte da população brasileira. Sendo assim, minha origem nao restringe-se a uma nação ou cultura. A sua também não, mas quem renega isso é você…

  4. Seu blog é o maximo. Vc é uma pessoa altamente REALISTA, tb sou da mesma opiniao q vc…Brasileiro, principalmente aqui fora, q defende a esculhambaçao q esta num lugar chamado Brasil significa que o grau de analfabetismo é tao elevado, que so sentadinho tomando cachaça o dia inteiro é se encontrar no paraiso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s