Papilomatose Canina

Descobri que isso existe há uma semana. O Google me deixou com suspeitas de ser isso, mas a veterinária me deu toda a certeza do diagnóstico.

Vocês ainda não a conhecem, minha total falta de tempo não me permitiu escrever sobre ela ainda, mas eu sou “mãe” de uma Golden de 8 meses. Linda, inteligente, simpática, mimada, dengosa, dorminhoca, gulosa. É isso que define a minha mais nova bebê.
Depois de perder o Brandon e a Menina (que faleceu no início deste ano), meu marido me deu de presente a Luka. O nome verdadeiro dela é Heidi Ghosts of Pinamar, mas eu acho Heidi nada fonético para um cão, não dava para fazer muitos apelidos, e ouvimos aquela música da Suzanne Vega e pronto. Nome escolhido.

A Luka já tem microchip (obrigatório em Portugal para qualquer animal de estimação ou de cativeiro), já foi castrada (não quero procriar e não quero que ela tenha câncer de mama), é actualmente alimentada com Hill’s para filhotes, mas antes era com Royal Canin Golden Retrievier para filhotes. Ela não come comida de humanos.

Há uma semana, eu notei na Luka umas bolinhas brancas na mucosa bucal. Achei que era resto de osso (aqueles ossinhos para o cão mastigar em vez de destruir a mobília) e passei o dedo para retirar.
Vocês sabem, né… resto de comida na boca pode dar tártaro, e tártaro traz muitos problemas para a saúde de um cão.
Quando passei o dedo, vi que as bolinhas não saíam e eram bem consistentes.
Agarrei a Luka, deitei-a no meu colo (não é uma tarefa fácil porque ela já pesa 25kg, mas ela é muito boazinha não demorei mais de 2 minutos pra conseguir dominá-la e acalmá-la) e examinei a boquinha dela. Encontrei 5 bolinhas brancas, bem durinhas, na mucosa bucal.
Fiquei tensa, pensei que poderia ser febre aftosa (não sei se dá em cães, mas era a única doença que eu conhecia que dava feridas na boca do animal), corri pro Google, coloquei algumas palavras chaves e encontrei imagens horrorosas de Papilomatose Canina…

Fiquei assustadíssima!!! Achei uma monografia estudando o caso e a li de cabo a rabo. Terminei chorando…
Marquei médico pra Luka na 2a. feira ao final do dia e o diagnóstico foi confirmado.
A vet disse que nunca viu no hospital um caso de papilomatose canina (a tratamos num hospital veterinário, excelente por sinal!), e apesar de raro não é motivo para desespero.
Ela consultou um livro de patologias e tirou cópia da página, para que pudesse ler caso tivesse alguma dúvida sobre as datas e sintomas. Recomendou que não deixasse a Luka ter contacto com outros cães, pois é contagioso apenas para cães. É seguro o contacto com humanos e gatos.

Nos blogs que procurei informação a respeito da doença não vi nenhum caso de sucesso, ou um relato sobre o dono do cão sobre a recuperação ou evolução da doença. Parece que tudo foi retirado de um único site, e dizem exactamente as mesmas coisas.

Para melhorar isso, eu vou relatar a evolução da Papilomatose da Luka e se Deus quiser, a sua recuperação.

Primeiro, vamos aos detalhes da doença (traduzido da página fotocopiada que a vet me deu):

Etiologia:
A papilomatose canina causa tumores muco-cutâneos que são benignos e auto-limitados. São múltiplos os nódulos tumorais (50 a 100 nódulos separados) virais e ocorrem em cães jovens, ao contrário dos papilomas não infecciosos que ocorrem em cães mais idosos.
A transmissão é através do contacto directo com a mucosa oral. O período de incubação é de 1 a 2 meses.

Sinais clínicos:

A papilomatose oral é de longe a forma mais comum e geralmente afecta cães mais de até 2 anos de idade. As lesões começam como macias, com elevações brancas nas mucosas, que se desenvolvem até parecerem verrugas com o aspecto de uma couve-flor nas margens dos lábios, mucosa oral, língua, palato, faringe e epiglote.
Geralmente aumentam de número e tamanho de 4 a 6 semanas desde o surgimento do primeiro nódulo e então começa a regredir.
Os sinais comuns são halitose, ptialismo, relutância para comer e sangramento oral.

Diagnóstico:

O histórico e a o surgimento físico das lesões são adequados para o diagnóstico da papilomatose oral.

Tratamento:

Para a papilomatose oral não é necessário tratamento algum, pois geralmente regride espontaneamente em até 3 meses depois que se desenvolve imunidade. Existem registos de raras falhas na regressão depois de 2 anos.
A remoção cirúrgica, criocirurgia ou eletrocirurgia são indicadas apenas quando as lesões orais interferem na alimentação do animal ou sangram excessivamente.
Quando a regressão natural da doença falha, a remissão pode ser induzida em alguns cães com quimioterapia semanal.
Animais que se recuperaram da doença e animais com mais de 2 anos de idade normalmente são imunes à papilomatose.

Tendo isso exposto, segue abaixo o meu parecer, de “mãe” preocupada e observadora.
31/07/2010 : notei os primeiros nódulos na mucosa da Luka
02/08/2010: diagnóstico confirmado pelo vet
05/08/2010: mais três nódulos apareceram na mucosa da Luka: total de 8 até agora
06/08/2010: o primeiro nódulo muda o aspecto de branco para rosado, com ligeira visualização de sangue na base

A Luka tem se alimentado bem, apesar de ter alterado um pouco o seu ânimo voraz para comer… Não corre mais para o potinho de comida, não faz mais festa quando eu digo “vamos papar?”, não tem comido toda a sua comida de uma única vez, tem bebido bastante água (está muito calor em Lisboa, termómetros acima dos 30ºC diariamente), e faz 4 caminhadas curtas diariamente. Brinca normalmente, dorme normalmente, corre, pula, como se nada tivesse acontecido.

Vamos ver a evolução da doença, e eu a reportarei aqui.
Termino este post, pedindo a todos que torçam muito pela saúde da minha filhota.

Obrigada,

Carol.

Acompanhe aqui:
https://banhodechuva.wordpress.com/2010/08/12/papilomatose-canina-parte-2/
https://banhodechuva.wordpress.com/2010/10/13/papilomatose-canina-parte-final/

Anúncios

45 comentários sobre “Papilomatose Canina

  1. Oi Carol, Estou passando pelo mesmo problema com minha neguinha:SYNNA (minha cachorrinha, minha única companhia) e estou com medo. Percebir o 1ºnódulo em maio e assim como você tentei tirar da boquinha dela achando que era um pedacinho de carne enganchado. Percebir que estava crescendo ai me desesperei , pois, Synna só tem 1 ano e 3 meses e já teve duas crises eplética e agora essa tal papilomatose.
    No fim do mês de julho apareceu o 2º nódulo, e nesta sexta-feira (06/08/2010) percebir o aparecimento de mais 4 nódulos. Ela aparentemente é totalmente normal, se alimenta muito bem, brinca bastante e estar ganhando muito peso, brinco com ela dizendo que devemos iniciar uma dieta juntas.
    Bem, se a Papilomatose é considerado uma regressão auto-limitante, pois, se regride espotaneamente, Synna deve estar perto da cura.

    Espero que tenhamos um final feliz com nossas filhas.
    Valdenice Maria

  2. Oiiii…meu bebezão, um rot de 7 meses também está passando por isso… vim na net buscar mais informações e encontrei seu blog…já o levei ao veterinário, começou o tratamento, deu um medo e agora que vi algumas coisas na net..aiiiiiiiiii… nele apareceu algo acinzentado, paraecendo uma flor, faz um mes que percebi, mas o vet que o levei primeiro falou que era carne esponjosa e eu deveria observar…affff….segunda várias bolinhas brancas surgiram, umas 15 coitadinho…levei ao segundo vet e este me explicou melhor…ele disse que o cão precisa criar imunidade, que estava baixa, iniciou uma terapia e medicamento, terei que dar por 7 dias…como estão as filhotas de vcs????

    Tão novinhos nossos bebes…mas irao melhorar…

    1. A Luka está ótima! Nao dei medicação alguma. So mantive alimentação de qualidade (royal canin) e evitei dar a ela ossos pra roer. Nao quis que as verrugas arrebentassem. Agora ela tá imune a essa doença e nao ficou com nenhuma sequela. Nao temos mesmo muito o que fazer, é só esperar. Vai dr tudo certo! Bjs

  3. Valeu pela dica. Meu cachorro só tem um ano e meio, vou esperar para ver se essas verrugas desaparecem espontâneamente.

  4. OLÁ AMIGA, MINHA POODLE TEM 4 ANOS, E TAMBÉM ESTÁ COM ESSE PROBLEMA, PELO MENOS EU ACHO, DEU NOS DOIS CANTOS DA BOCA DELA, MAS NÃO SANGRA, ELA SÓ NÃO GOSTA QUANDO A GENTE MEXE. ELA NÃO CHORA DE DOR, SEMPRE COMEU MEIO POUQUINHO, POR ISSO NÃO ESTOU NOTANDO MUITA DIFERENÇA. O PROBLEMA É QUE NOTEI OS DENTES DELA BEM AMARELADOS TAMBÉM, ESSAS BOLINHAS SÃO MEIO ROSADAS BEM CLARAS, VOU LEVAR NO VETERINÁRIO ESTA SEMANA PRA MARCAR UMA LIMPEZA DENTÁRIA PRA ELA, ´DAÍ SE FOR DIAGNOSTICADO ESSA DOENÇA MESMO, TE AVISO. TOMARA QUE NÃO SEJA. JÁ TINHA REPARADO ESSAS BOLINHAS HÁ ALGUNS MESES, ATÉ HOJE NÃO SUMIRAM, MAS ESTÃO DA MESMA FORMA QUE DA PRIMEIRA VEZ QUE EU VI, E NÃO SANGRAM.

  5. moro numa fazenda apareceu aqui a pouco tempo um vira lata ainda filhote, ele deve ter 1 ano e meio todos aqui na fazenda trata dele com comida, faz uma semana que eu notei algumas bolinhas branca nos lábios dele uma fica bem embaixo da preza de cima quando ele mastiga machuca a bolinha que fica embaixo ai sangra ele sente dor porque para de comer será que vai sumir essas bolinhas elas cresceram um pouco, ele é muito docil e se chama bingo e adora crianças.

  6. EU TENHO UM CACHORRINHO JA A 8 ANOS E ALGUNS MESES, ELE ERA DE RUA E RESOLVI PEGA – LO PARA CRIAR. ELE NAO FILHOTE QUANDO O PEGUEI NA RUA. EU O AMO TANTO COMO SE FOSSE UM FILHO QUE EU NUMCA TIVE. POIS O MESMO É MINHA COMPANHIA EM CASA QUANDO MEU NAMORADO E MINHA MAE NAO ESTAO.
    NO FINALZINHO DE JULHO PRA CÁ ELE COMEÇOU A FICAR ROUCO E APARECER UMAS BOLINHAS COMO SE FOSSEM TUMORES QUE APARECEM EM SERES HUMANOS. EU FUI A UM DOS VETERINARIOS DAQUI DA MINHA CIDADE E PASSOU UNS COMPRIMIDOS PARA EU DAR AO CACHORRO PARA VER SE ACABAVA COM A ROUQUISSE. EU DEI, A ROUQUISSE PASSOU E SÓ DUROU O EFEITO DO COMPRIMIDOS UNS DOIS A TRES DIAS E VOLTOU A ROUQUISSE NOVAMENTE. AI RESOUVI IR COM ELE A OUTRO VETERINARIO E ESSE ME DIAGNOSTICOU QUE O PROBLEMA DO MEU CAO ERA “PAPILOMA” DOENÇA VERENA EM CAES.
    O MEDICO ME PEDIU PARA LEVAR O CAOZINHO PARA TOSAR O PELO E PARA MARCARMOS UMA DATA PARA VER O QUE FAZEMOS A RESPEITO DO PAPILOMA. SE FAZ CIRURGIA OU SE SÓ DÁ UMA ENGEÇAO CUTANEA PARA CORTAR O MAL PELA RAIZ.

    EU JA CHOREI MUITAS VEZES COM MEDO DE PERDER MEU CACHORRINHO POR CAUSA DA DOENÇA. ESTOU SUPER NERVOSA E TRISTE POR CAUSA DISSO.

    VOU TORCER PARA QUE ESSE TRATAMENTO DO MEU ANIMAL DÊ OTIMOS RESULTADOS.

  7. Minha cadela esta com papilomatose e ta mt feio com mt mal cheiro, gostaria de saber se o cachorro da Carol melhorou ou teve que fazer cirurgia, aguardo resposta e obrigado.

    1. ola, alessandra! melhorou sim! coloquei fotos no post papilomatose canina – parte final

      fica tranquila, vai dar tudo certo!! melhoras pro seu bichinho!!
      bjs

  8. Olá pessoal estou passando pelo mesmo problema com minha cachorrinha estrela, mais já mim sinto confortada pois com os seus depoimentos vejo que minha estrela tb vai ficar boa.um forte abraço á todos. Adriane Filgueira.

  9. Ei, meu cão tá com umas bolinhas brancas parecendo verruga, não tão brancas, meio rosada no canto da boca. Tá apatico, triste, não come nada, as vezes vomita. Será que é essa doença?
    Amanha voucomprar uns antibioticos, remedio para apetite, dor e comida que aumente a imunidade dele.

    1. antibioticos nao aumentam a imunidade, Marcel…
      reforçar a alimentação do seu cão, mantê-lo hidratado e ficar atento à evoluçao dos sintomas é o melhor que vc pode fazer pelo seu amigão.

  10. Ja tive uma cadela pit bull q teve isso tambem a boca ficou cheia de verugas depois de 4semana elas cairam ate sumir sem nenhum tratamento

    1. olá, Aldmara!
      Não tem que fazer nada. A doença aparece e regride sozinha.
      Veja os posts seguintes que publiquei sobre a doença, com as informações e imagens da evolução até a cura.
      É difícil dizer para nao se preocupar, mas acredite, vai dar tudo certo.
      bjs para vc e para a sua Rott!!

  11. Carol, gostaria de agradecer seu depoimento. Hoje descobri que a minha filinha Meg está com este problema.Quando a veterinaria pediu para eu ler sobre a doença, fiquei desesperada, principalmente com as fotos que vi. Acabo de ler seu post, e isso me deixa muito aliviada, a Meg está há duas semanas com este problema, a princípio achei que fosse o osso que tivesse machucado sua boca, mas no sábado foi dito que não, e hoje a confirmação do problema. Agora estou bem mais calma, mas voltei para casa chorando. Tenho tanto amor por ela, como se fosse minha vida verdadeira.
    Mais uma vez, obrigada por nos tranquilizar com sua experiência.

    1. que bom que vc ta mais calma, ana. essa doença vem e vai. temos so que observar. a luka vai fazer 4 anos e nunca mais apareceu nada. a unica sequela foi a mucosa desbotada no lugar onde apareceram as verrugas. fora isso, eu as vezes ate me esqueço que ela passou por isso 🙂
      vai dar tudo certo pra meg!!
      bjsss

  12. Oi tudo bem?
    Meu cachorro Thor um Golden também está com esse mesmo problema mas a veterinária aconselhou a fazer uma cirurgia para retirar todas as verrugas da boca dele, e ele está com muitas, na época que sua cachorra teve você também recebeu esse tipo de orientação, porque depois que li aqui que as verrugas somem, acho esse procedimento cirúrgico muito agressivo.
    Abraços

    1. Olá, Fabiane! O vet da minha Luka recomendou esperar porque as verrugas iriam desaparecer sozinhas. Sem medicação, sem tratamentos. Três meses e puf!
      A cirurgia é recomendada quando as verrugas atrapalham o bem estar do seu cão: inflamações sérias, sangramentos abundantes, atrapalhar a ingestão de alimentos, etc.
      Se este não é o caso, acho que vc deveria procurar outro veterinário… pq sugerir uma cirurgia desnecessária em um cão, é quase uma maldade…
      Veja as fotos da Luka, eu fiz mais que um post sobre isso e mostrei as fotos depois que as verrugas sumiram, talvez elucide mais 🙂
      Boa sorte e saúde para o Thor!

  13. Oie Carol ,
    Apareceu um pequeno caroço no cantinho da boca da minha cadelinha e estou Muito preocupada com ela , acho que a papilomatose dela não é muito grave apesar de eu ter notado a verruga a pouco tempo , essa verruga cresceu pouco mas tenho medo dela crescer mais e prejudicar a minha cadelinha . Por Favor , retorne esse email e muito Obrigada pela atenção !!

    1. Olá, Walesca.
      Obrigada pela visita ao meu blog.

      Este post tem o objetivo de dar esperança e mostrar um final feliz aos cães diagnosticados com papilomatose canina.
      Quando começou a aparecer bolinhas na boca da minha golden, fiquei assustada e levei ao veterinário imediatamente, e ela foi diagnosticada com a doença.
      Me disseram que passava sozinho mas poderia piorar e o desfecho era muito incógnito.
      Na internet, pesquisando sobre a papilomatose vi coisas horríveis e fiquei muito assustada.
      Apesar da vet ter sido impecável e ter tirado uma fotocopia do livro de med veterinária sobre a doença para que eu pudesse ler com calma, decidi relatar no meu blog sobre a evolução, pra tranquilizar quem também enfrentasse o mesmo no futuro.

      Portanto, depois de levar a sua cadelinha ao vet e se for diagnosticado com papilomatose, consulte os meus outros posts sobre papilomatose pra saber o desfecho da minha Luka (e ficar mais tranquila).

      Nunca confie apenas na internet para cuidar da saúde de quem quer que seja, humano, canino, felino, etc.
      Aqui é fonte de informação. Não é seguro diagnosticar 🙂

      Saude pra sua cadelinha!!

  14. Obrigada Carol ; Só mais uma pergunta : é normal , quando um cão é diagnosticado com essa doença , aparecer mais “verrugas” ?
    Começou a aparecer Mais uma Verruga , estou mais preocupada ainda !!
    Por Favor Retorne o meu email .

    1. Walesca, tem que ver o que o veterinário diz. Eu sou apenas dona de uma Golden (e já tive vários cães durante a minha vida), e apenas relatei o que aconteceu com a minha cachorra.
      Diagnosticar é “dar nome a”.
      Essa doença não tem tratamento, o fato de ter sido dado nome a ela não interrompe a evolução da mesma.
      Tudo o que aconteceu com a minha Luka está relatado nos três posts sobre a doença 😉

  15. Tenho uma spitz (lulu da pomerânia) e na ultima semana apareceu estas bolinhas brancas na gengiva dela, minha esposa esta muito preocupada, ontem lie este post pra ela e ela se acalmou um pouco. Devido ao porte pequeno do spitz existe algo com que talvez eu deva me preocupar? pois tadinha ela esta incomodada com isso que ta na gengiva dela… Desde já agradeço a atenção de todos!!!

    1. Olá, Alexandre. Pelo que eu li e pelo que me foi explicado pela veterinária da Luka na altura, não há diferença da ação do vírus em relação ao porte do cão. Tem a ver com a estirpe do virus em si. Vale a pena levar a sua spitz (não é a mesma raça que lulu) no vet para que ele observe.
      Mas antes, vocês tem que tomar nota das seguintes informações:
      1) quando observaram a primeira verruga?
      2) quanto tempo depois apareceram mais verrugas?
      3) quantas verrugas existem hoje
      4) sangra?
      5) inviabiliza o cão de comer?

      Foi isso que me foi questionado quando levei a Luka para ver as bolinhas.
      Fato é: nao dei absolutamente NENHUM remédio pra Luka. Sentei, marquei no calendário os dias que a médica disse e observei.
      O que dei pra Luka foi muito amor e carinho, mas isso é normal, não precisa ela estar doente pra isso 🙂
      Saúde pra sua spitz! Bjs

  16. Olá meu nome é Rosana estou com coração na mão pois hoje percebi no meu cachorro Bob quando abri a boca dele varias verrugas do tipo carnes esponjosas, meu dia já não foi dos melhores e agora terminou de acabar, vocês sabem me dizer se esta doença é contagiosa aos seres humanos pois tenho uma sobrinha de 3 anos na minha casa. Por favor se puderem me responder ficarei eternamente grata Obg

    1. Olá,Roseana!
      Pelo que a vet da Luka disse-me na altura não há risco de contágio para os humanos.
      A papilomatose canina (segundo ela me explicou) é uma estirpe de vírus que é contagiosa apenas entre os canídeos. Os felinos e os humanos têm suas estirpes próprias de papilomatoses, portanto, fica descansada que sua sobrinha não vai ser afetada.
      Mas é importante confirmar com o vet se realmente se trata de uma papilomatose canina.
      Se for, não é o fim do mundo, viu? São 80 dias de observação, e a minha experiência com a Luka foi mesmo isso: olhar e contar os dias no calendário.
      Não mudou em nada a qualidade de vida dela. So ficou depois com umas manchinhas rosadas na mucosa bucal dela.
      Fica tranquila e dê muito amor ao seu Bob!

  17. Olá, acabeei de veer as verrugas na boca da minha Meg , filhote de labrador de 6 meses , fiquei apavorada qndo vii a primeira lesão na boca dela e olhei de novo e vii mais duas no céu dar boca dela. Há alguns dias eu vi duas verrugas na boca eeu eu estou achando qe vaao aumentar, eu tooo apavorada ee vou marcar uma consulta para ella. Eu fiquei mais tranquila pqe eu vii qe as verrugas caem com o tempo . Tomara qe não aconteça nada com a minha pequena.

    1. Vai dar tudo certo, Bruna.
      O importante é observar, e essa foi a única recomendação que a vet da Luka me deu.
      Não vai mudar em nada a vida da sua Meg, ela vai crescer linda e sapeca como se nada tivesse acontecido! 🙂

  18. tenho uma cachorra vira lata o nome dela e garota.ela tem+ou-15anos deu essas verruguinhas na boca dela e a coisa ta e feia caiu os dentes da frente todos em cima e em baixo e ta muito inchado se continua assim eu acho que vou ter q sacrifica ela

    1. Francisco, pela idade da sua cadela, nao lhe sobra muito mais tempo de vida. Se ela consegue comer, andar, fazer suas necessidades e nao esta em sofrimento, pq sacrifica-la?

  19. Minha cachorrinha poodle se chama Laila, ela está com papiloma, pois levei ao veterinário e ela passou um remédio manipulação. Pois eu dou a Laila de 12 em 12 horas. Espero que desapareça estas verrugas que parece mais uma coveflor.
    Minha Laila é muito esperta, pois parece que não tem nada.

    1. Se for papilomatose, nao precisa de medicação. A da Luka sumiu como eu disse: olhei no calendário e esperei passar o tempo. Tirando umas manchas esbranquiçadas que ficou na mucosa, vida normal e nunca mais foi importunada pelas verrugas.

  20. Tenho um Yorkshire de 5 anos chamado Dimy. Apareceu esse vírus derrepente em junho de 2015…quando no pet ao escovar sangrou um pouco aí me avisaram para fazer uma limpeza de tartaro .Os dentes estavam esverdeados e observei uma gengiva rosada na parte de traz dos dois lados mas pensei ser normal essa cor …entao so agora nesse mes derrepente ele ficou muito nervoso quando fui ver observeiessa carne esponjosa solta da gengiva e presa por um pedacinhoela media uns 3 cm ai levei ele de imediato a um veterinário 24h pois eram 2h da manhã e o meu Dimynho estava gemendo alto , fiquei muito nervosa . Daí o vet disse que era um tumor e que teria que fazer exames. Nesse tempo que estávamos ali ele melhorou a respiração e nem parecia ter nada. A verruga ficou parada na gengiva acima dos dois dentes da frente. Bem paguei 150 reais e fui embora com uma receita para comprar um remedio para nebulisar e um prdido de 2 raios X do peito e da boca. O Dimynho é Yorkshire grande e pesa 12 kg tá acoma do oeso uns 3 kg …logo o vet achou que podia ter problemas no coração tbm. Gastei nais 50 reais com o remédio e optei ir em outro veterinário sendo este clínico que mandou eu parar com a nebulização. Falou então que era esse virus e não era maligno falou para não fazer raioX mas avisou que tinha que fazer a limpeza de tartaro e que aproveitasse para retirar essas verrugas já que teria que ser cedado…mas mandou eu ir a um cardiologista e fazer um ecocardiograma e hemograma antes de fazer a cirugia indicou tbm onde teria o cardiologista e o cirurgião de confiança. ..foram nais despesas …70 reais consulta com o clinico mais 140reais do cardiologista mais 150 reais do ecocardiograma mais 50 reais do hemograma mais 50 reais consulta com o cirurgião e mais 400 reais para retirada das verrugas e tartaros .msus uns 70 reais com remedios …antiflatorio, antibiotico , dipirona e ranitidina ambis em xarope. Ontem foi feita a cirurgia Graças a Deus correu tudo bem só que teve que retirar 14 dentes pois estavam moles devido a esse virus maldito…ele avisou que no ceu da boca tem algumas verrugas nascendo mas que com o antibiótico irão regridir ele tirou umas 6 muito grandes que estavam na gengiva .Bem agora vamos esperar 10 dias é o tempo que vai tomar o antibiótico que combate esse virus… depois da cirurgia levou 6 horas para beber água …em 8 horas comeu arroz com frango cozido estava com fome e fez normalmente as fezes e urina tbm…em fim já tá espertinho…tô muito confiante que meu companheiro de 4 patas vai ficar livre desse virus. Agradeço a Deus e todos queme apoiaram. Só fico imaginando que as pessoas que não tiverem condições para custear esse tratamento. ..como vão poder faze-lo…e livrar seus filhos de 4 patas desse virus.
    Espero ter podido ajudar com meu depoimento. ..li todos os depoimentos desse blog e parabenizo a Carol pela atenção e dedicação com todas as mensagens. Fico feliz pela Luka estar bem e curada…A internet nos aproxima de nossos irmaos portugueses..sou Ana Maria e moro no Rio de Janeiro /Brasil.

  21. O meu cachorrinho também ta com essa tipo de carne esponja na boca e ta muito grande, muito mesmo parece um grande caroço, e ele se alimenta normal, brinca e parece q está crescendo, ele tem uns 6 anos.quando ele fica com a boca fechada a linguinha dele fica um poquinho pra fora devido o tamanho dessa carne esponjosa.

  22. Oii (desde de caboverde)
    Acabo de ler o seu post,e agrade¢o a jah por ter encontrado o seu blog diante de muitos outros pouco esclarecedor,vou optar por um tratamento sem medicamento,espero que o resultado seja o esperado.obrigado pela info.

  23. Achei um Golden jovem na rua a dois dias e vi que eles tava com duas dessas verrugas brancas na mucosa da boca, pesquisei na internet e achei seu blog falando sobre isso. Vou até salvar nos meus favoritos para acompanhar o período de permanência do vírus.

  24. Tenho 5 filhotes com 6 meses em 3 apareceram, a veterinária retirou as maiores mandou dar remédio para criarem imunidade e estão saindo. E bem tranquilo.

  25. Oi Carol , hoje pela manhã notei essa bolinhas na língua da minha shitzus fui na ler na internet fiquei louca com as imagens nossa chorei muito . Dai achei seu blog poxa muito obrigada vc me tranqüilizou muito , Pois li casos que teve que fazer a cirurgia e minha bebe só tem 5 messes fiquei louca. Quero te agradecer e vou acompanhar agora pra vê se elas vão sumir . Obrigada fica com Deus vc e a Luka um grande abraço .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s