Papilomatose Canina – Parte final

Alguns de vocês acompanharam o meu sofrimento ao descobrir que a minha Luka foi diagnosticada com Papilomatose, e minha decepção em não ter respostas sobre a cura da doença na internet. Todos os lugares falavam sobre o início e meio, mas nenhuma falava o fim, se tinha tratamento, como ficava o cão, etc.

E como eu prometi no 1º post sobre o assunto, ia acompanhar até o final e dizer-vos o que se passou.
Pois bem, segundo os vets, a Luka estaria livre do vírus em 3 meses, ou seja, Outubro.
Chegado Outubro, vamos ao que interessa:

Em 22/08 notei que as verrugas que tinham crescido bastante estavam mudando o aspecto, como se estivessem se desfazendo.
Claro que registei isso 😉

Aquela parte que tinha ficado branca começou a se desfazer em gominhos, como mostra a foto.
Daí pra frente foi rápido. Em menos de uma semana reduziu para uma bolinha rosada, e na semana seguinte mal se notava.

As outras verrugas também foram sumindo da mesma forma, e as que ficavam perto da articulação da mandíbula também sumiram.
Posso afirmar que na primeira semana de Setembro não tinha mais sinal de Papilomatose na Luka. Mesmo assim, segui o conselho dos vets, e a mantive longe de outros cães com menos de 2 anos de idade (para não transmitir)  e esperei até Outubro para abrir a garrafa de champanhe e comemorar o fim da Papilomatose! rsr

A única alteração que ficou foi a cor da mucosa no local onde cresceram as verrugas. Está plano e lisinho, mas ficou com umas manchas rosadas e a mucosa da Luka é escura.

Então, resumidamente, posso dizer que:
– não cresceram mais de 10 verrugas
– não houve sangramento
– não deu mau hálito à Luka
– não atrapalhou a alimentação dela
– não dei nenhum medicamento, curou sozinho

Espero ter ajudado os donos de cães que estão com o mesmo problema.

Bjs a todos,
Carol.

Anúncios

54 comentários sobre “Papilomatose Canina – Parte final

  1. Obrigado pelas informações Carol, foi de grande ajuda para mim que tenho um viralatex branco com 1 ano de idade. Ele também começou a desenvolver essas bolinhas brancas há poucos dias, e como estou totalmente sem condções financeiras para levar o Sonic no veterinário neste mês, aguardarei para ver a evolução do quadro. Por enquanto todos os sintomas relatados por você estão acontecendo com o Sonic. Acho que umas 9, 10 bolinhas.

    Um grande abraço!

  2. Olá Carol,
    vi seu comentario em outro blog, falaram sobre a dieta natural para voce. bem a minha pergunta é : como foi a alimentação dela, ajudou a aumentar a imunidade?
    obg. pela atenção.

  3. Oi Carol,

    Ler o seu depoimento me daixou bastante animada.No mes de julho de 2010 perdi um poodle com cinomose, minha princesa ( minha filhinha srd ) passou a chorar sem ´parar chegando a incomodar os vizinhos, por isso adotei um filhote também srd ( Marley) ele é lindo e muito sapeca.
    Poucos dias depois de chegar reparei umas bolinhas na boca dele que em poucos dias cresceu . Levei-o ao vet. que me informou tudo o que vc disse.
    Tenho lutado pela cura dele. Ja passou por umaa cirugia e agora o estou tratando com vitaminas e papilomatose um remédio homeopático que é usado em gado.
    Confio que Deus vai ajudar meu bebe.
    A boca dele está horrível com grandes verrugas e muito mal cheiro.Mas eu crei na cura.
    Grata por seu depoimento.

    CIDA/ Cajamar/SP

  4. Oi Carol
    Você me ajudou demais com as informações meu chitzu tem um ano e tá com uma coisinha que parece couve-flor, apenas uma mas eu fiquei muito preocupada,amanhã vou levá-lo ao veterinário,mas foi ótimo saber de sua experiência. So estou preocupada se precisar de cirurgia pq estou totalmente lisa! tomara que não!!! Obg, pela ajuda!! bjs!!

  5. Oi Carol,eu novamente,apesar de já ter entendido seu relado sobre o papiloma oral de sua cadelinha,eu não me conformo em ver meu zack (shitzu, um ano),com aquilo na boca,apesar de não incomodar nada, eu morro de pena,mas procurei um veterinário por aqui e essa semana não tem,o pet que levo pra vacinar e banhar tá sem veterinário!!!o que fazer??? é uma só,parece com um raminho de couve-flor e tem um centímetro mais ou menos,percebi faz uns cinco dias.Tenho outro cachorro o Billy,vira-lata de um ano e meio,tenho medo que ele pegue pois eles vivem se lambendo,mas acho que este tem mais imunidade por ser vira-lata,talvez!! mas… como posso tratar meu filhote pra que desenvolva mais imunidade????? o que devo fazer me ajude!! Se puder me responda no e-mail!! preciso de uma palavra amiga,que conheça o problema!!! Boa tarde! bjs!!!

  6. ADOTEI UMA CACHORRINHA E HÁ 1 SEMANA E MEIA MAIS OU MENOS PECEBI 2 VERRUGAS CINZAS NA PARTE EXTERNA DA BOCA…ACHEI QERA NORMAL E SÓ HOJE TIVE A CURIOSIDADE DE VER NA INTERNET E DESCOBRI QUE É UMA DOENÇA…TENHO MAIS 2 CÃES, UM LABRADOR DE 5 ANOS E UMA POODLE DE 3 ANOS…ELES BEBEM NO MESMO BEBEDOU, SE LAMBEM NA BOCA, VIVEM OS 3 JUNTOS…SERÁ QUE OS OUTROS ESTÃO CONTAGIADOS???É PERIGOSA ESTA DOENÇA????
    aguardo uma resposta, obrigada

    1. catia, pode ser qye seus outros caes peguem a papilomatose sim. mas qual a idade deles? no meu post diz a idade de risco pra contaminaçao. se seus caes sao mais velhos, as chances de pegarem é bem mais remota.
      melhoras pro seu bichinho! bjs

  7. Banho de chuva, moro no Mato Grosso, no interior e aqui não tem nenhum Pet que faça cirurgias. O Tequila,meu Bebê de 08 meses já tem Prolapso de 3 palpebra (olho cerejinha), e agora hoje eu percebi essa bolinha na boca dele. Eu agradeceria imensamente se você pudesse me ajudar. Como posso ajudar ele ? Podemos fazer alguma coisa ? Essa doença tem cura ? Ou ele vai ficar pra sempre com essa verruga?

    1. ola, aline! eu postei em textos diferentes a evoluçao da papilomatose da Luka. a dela curou, graças a Deus. nao tive que dar medicaçao ou fazer qq tipo de tratamento. veja no blog os outros posts sobre a minha experiencia com a papilomatose. melhoras para o seu caozinho! bjs

  8. S O C O R R O!!!!! Há um mes minha cadela de cinco meses começou com esta doença,levei ao veterinário quando apareceu a primeira,ele disse que curava com algumas sessões de hemoterapia,de 3 em 3 dias ela tem uma sessão,mas vejo que piorou e muito!Aumentou de tamanho e alastrou por toda boca,interna e externamente,além do fedor insuportável!Tem uma do tamanho de uma moeda de 1 real,enorme e sai sangue com um líquido fedido só de encostar. O vet disse que tirar não adianta pois nasce outras ,seria só por estética mas não pela cura ,por isso ele descartou pelo risco da anestesia. Fui em outro vet que disse que tinha que tirar,mas como o anterior disse que não adiantava,não fiz. Não sei o que faço,está muito feio e fedido,sei que é um enorme incomodo para ela. Como já tem um mes e está alastrando rapidamente tenho medo de só esperar a hemoterapia dar resultado ,se der,pois já tenho minhas dúvidas!
    Por favor, me ajude! Não sei mais o que faço!
    Aguardo notícias!

    1. Olá, Debora!
      Sim, ela ficou 100% curada da papilomatose.
      Não houve intervenção cirúrgica, nem medicação.
      Foi contar os dias no calendário e as verrugas…. puft! 🙂

    2. Ola, Wesley! nao tem soluçao diferente de esperar passar. se observar o meu texto vai perceber que bastou contar os dias desde os primeiros sintomas e ver a virose ir embora sozinha. Mas é importante levar seu pet no veterinario para que o diagnostico correto seja feito.

  9. Olá carol , estou com esse problema em um buldog frances de 5 meses (Maximus) , e fiquei muito asustado no inicio , levei ao veterinário e ela disse tudo que esta dizendo , mas como todo dono de cachorro , a gente fica impaciente para ver isso no final , o meu esta com seis na boca , espero ve-lo sem essas verugas que são muito feias , o meu esta bem e espero que continue assim e que eu tenha paciencia para espera regredir, de qualquer forma agradeço as orientações e dicas, um abraço!

    1. Ola, Sergio.
      O que aconteceu com a minha Luka foi exatamente isso: apareceram as verrugas e depois desapareceram. Demorou um pouco, mas sumiu e nunca mais voltou.
      Fica tranquilo. Só é alarmante se acontecer de dificultar a vida do cão: sangramentos, dificuldade de engolir, febres, inflamação nas verrugas.
      Vai dar tudo certo!
      bjs pra vc e pro Maximus.

  10. Olá, Carol! Adotei um cachorro em uma abrigo há 15 dias e reparei que ele também está com verrugas. Como foi tirado da rua, não sabem ao certo a idade, mas a veterinária me afirmou que tem no máximo 2 anos. Assim como você relatou, ele também não tem mau hálito e não sangra, porém tem muitas bolinhas e elas estão se transformando em uma massa cinzenta que está “caindo” da boca. Você tem alguma informação sobre isso? A de Luka também passou por essa fase? Beijos!

  11. Obrigada….sua página me trouxe grande alivio, pois são nessas etapas mesmo, que apareceram as verrugas em minhas cachorras, nesse momento elas estão passando de rosadas para cinza, é assustador, é cruel…mas graças a deus as minhas não mudaram a rotina… só fiquei meio encabulada pq em uma delas saiu uma verruga um pouco abaixo das mamas….Muito obrigada….. e uma sugestão…queria pedir as pessoas que escreveram aqui q postem o resultado final nos comentários, vai ajudar muita gente! Bjoooo

  12. Ola , carol
    Meu cachorro Marley com menos de um ano passou pela papilomatose , eu fiquei muito preocupada pois as verrugas já haviam saído para fora da boca do meu cachorro , então procurei saber o que era e todos os sites que eu via , não obtinham o fim então até que encontrei seu blog que foi muito útil , pois apartir dele eu soube que a papilomatose tinha cura .
    Então dia 25 de dezembro de 2013 as verrugas da boca de Marley foram começando a cair e hoje não aparenta nenhum sinal que ele passou por papilomatose , muito obrigado pois seu blog pode ajudar muitas pessoas …
    um bjoooo

  13. Oi Carol, obrigada pelo seu post. Acabei de ver 2 na boca da minha Maya (10meses). Ela acabou de castrar, vai tirar os pontos na veterinária neste sábado, fiquei super preocupada quando vi mas agora estou com esperança de não ser nada grave, apesar de chatinho…Sabe aquela sensação de poxa, nem curou de uma coisa e já apareceu outra?Vou passar na vet. mas pelas fotos e história, parece muito o que a sua filhota teve. Beijos e mais uma vez obrigada 😉

  14. Carol obrigada pelo relato! Há um mês atrás gastei aproximadamente 1.300,00 reais em função de algumas verrugas do lado de dentro da boca, como não tinha experiência e o veterinário me disse que não tinha medicações optei pelo remoção cirúrgica, mas infelizmente nesse fim de semana observei mais três que apareceram, são grandes e brancas do lado de dentro da boca, agora não sei se voltou no veterinário ou se espero algumas semanas, meu medo é dele ter dificuldades para comer pois elas apareceram no meio dos dentes, meu beagle tem 2 anos de idade, se tiveres algumas dicas para aumentar a imunidade me passe por favor, já dou uma ração super premium, mas acho que o caso ele é sentimental, fica estressado quando precisamos passar algumas horas fora de casa, durante o dia já pago uma creche canina para não haver esse problema, mas a noite as vezes precisamos ir no mercado ou um outro compromisso e acho eu que isso mexe com a imunidade dele 😦

    1. Daline, eu nao dei nada demais pra Luka. Foi ração norma mesmo. Dava a Royal Canin Maxi.
      Ela tá acostumada a ficar sozinha e fica muito bem até.
      Creche canina? Uau! Nunca ouvi falar, mas adorei a ideia 🙂
      Olha, que tal um adestrador pra tentar trabalhar o emocional do seu beagle?

      Não tem remédio pra papilomatose. É sentar e esperar passar.
      80 dias, segundo a vet da Luka.
      Não operamos. Esperamos. E sumiu tudo.

  15. Olá.. infelizmente minha linda Luna foi diagnosticada com Papilomitose! Ela tem quase 7 meses é uma dogue alemão.. por enquanto continua forte.. comendo muuuito rsrs e está animada com seu parceiro Marrone.. os dois tem energia de sobra.. passei a observar o Marrone ele não apresenta contaminação, graças a Deus!
    Quais cuidados você teve com sua cachorra?
    A minha tem 4 verrugas na boca (duas na língua e duas na gengiva), e duas externas (Uma no abdomem e uma na cocha). Conversei com o Veterinário ele disse que infelizmente se multiplica e pode comprometer a alimentação do animal e pode trazer doenças secundárias a consulta e procedimentos de extração e vacinas preventivas fica 500,00 (um conhecido meu, trabalhamos juntos por isso esse valor baixo).. ler seu post me deixou mais animada!
    Porém o medo de perder minha parceira continua grande! Pois temo não em perder o dinheiro por ser desnecessário, mas em perder a cachorra mesmo..
    Me ajudem…

    1. Daniela…fique calma….pois tenho duas pit bull, hj estão com um ano e cinco meses, mas aos três meses tiveram essa doença, fiquei desesperada…muitas feridas pela noca e pelo corpo que pareciam mais uma couve flor ….mas com o passar dos dias, as feridas foram escurecendo e caindo, sem remédio, sem nenhum tratamento, o q houve foi q uma transmitiu p a outra, mas das duas a cura foi do mesmo jeito…..Graças a Deus estão muito lindas e curadas!!!

    2. Daniela, os cuidados que tive foi evitar que ela estivesse em contato com outros cães durante o período que a doença se manifestava.
      Dei ração (normal, a que ela estava habituada), deixei água, dei muito amor e muito carinho.
      Contei 80 dias no calendário e puff! As verrugas se desfizeram sozinhas. A doença vem e vai. Pelo que a vet da Luka me explicou, é tal e qual acontece com os humanos com as viroses infantis (rubeola, sarampo, catapora… uma vez apareceu, some sozinho e não volta mais).

      Leiam os posts. Escrevi mais de um relatando com imagens a evolução da doença que a Luka teve.

      Não tem mistério.
      E mais: não existe prevenção. Acontece. Extração cirúrgica só se comprometer a alimentação do cão. Não aconteceu com a Luka.

      Tudo de bom pra sua Luna!

  16. Boa tarde, estou com um cachorro que adotei da rua o Atos. Pois ele está com Papilomatose, ja levei ao veterinário que nada disse..falou que ia analisar e me ligar para passar o remédio…um total descaso..Pois sabem de algo que ameniza? estou com mta dó dele, pois em pouco tempo se alastrou mto! e se tiver que fazer uma cirurgia nao sei oque faço, pois estou sem dinheiro!

    1. Aline, eu acho estranho tantos veterinários falarem em cirurgia ou medicação pra tratar uma virose que vem e vai sozinha.
      Leia os meus posts. Eu escrevi justamente pra mostrar o “depois” da doença, a evolução e garanto pra você que eu não dei nada além de ração, amor e carinho pra minha cachorra.
      Conselho: mude de veterinário. Você e todas as pessoas que falam que os médicos sugeriram cirurgia pra tratar a papilomatose canina.
      São 80 dias desde o aparecimento da primeira verruga. Conte no calendário e pronto. O Atos estará curado. Sozinho.
      Bjs e tudo de bom!

  17. Oi Boa noite, você me ajudou bastante, peguei uma vira-latas que estava no cio e fugia dos outros cães,com menos de dois meses teve um filhote, um só,agora a mais ou menos uma semana observei uns carocinhos pequenos que foram crescendo e virando grandes verrugas brancas. Como não queria leva-la no veterinário agora,vou aguardar acabar de amamentar e castra-la.Espero que até lá essas verrugas sumam.

  18. Olá. Adorei Me Informar Sobre O Assunto Papilomatose Mas Tenho Dúvida Se Devo Vacinar Meu Cão Krypto (Pastor Canadense), Pois Existe Medicamentos Q Elimina As Verrugas Que No Caso Dele Esta Na Gengiva E Na Língua E São Muitas. VerrucliN, Mas PrEciso Saber S FNciona mesmo

  19. Olá, Veronica.
    Não faço ideia. Nunca ouvi falar em vacina pra papilomas.
    O que eu sei foi exatamente o que está relatado nos posts do blog: dá e passa.
    A Luka teve algumas bolinhas na gengiva e mucosa, mas nao chegou na língua. De repente a papilomatose do Krypto é diferente.
    Procura na internet alguma referencia pelo nome da vacina, e de qualquer das formas, eu iria atrás de outra opinião profissional.
    Bjs e melhoras pro Krypto!

  20. Boa noite.
    Estou muito preocupada com o meu amiguinho. Essa semana apareceram várias verrugas na boca do meu cachorro, ele tem quatro meses, meus filhos o adoram, e além dele tenho uma cadelinha com a mesma idade, são irmãos, notei uma verruga nela apenas.
    Bom a questão é que no momento não tenho condições de leva-los ao veterinário, e tenho medo que o quadro evolua, o Hulck tem uma verruga na língua além das outras, por favor me ajude, não queremos perder nossos amiguinhos.

    1. Ola, Millene. Nao tenho como ajuda-la, nao sou veterinaria.
      O que sei sobre a doença esta escrito no meu blog. E em se tratando de uma virose que acomete os animais ate os dois anos, e normal que haja o contagio entre os irmaos.
      Leve pelo menos um ao vet. Se seus filhos gostam tanto assim dos bichinhos, vale a pena o investimento na saude deles.
      Mantenha sempre vacinas e vermifugo em dia. Com 4 meses eles ja devem ter tomado as 3 doses de vacina, certo? Isso é uma obrigaçao do dono.

  21. Boa tarde, minha pandinha estava com a boca cheia dessas bolinhas, ai levei ela para passear em um sitio que eu frequento e lá me falaram para colocar uma coleira de cobre nela, eu achei estranho .. mais como estava até atrapalhando ela comer eu resolvi tentar.. em menos de uma semana elas começaram a cair e não resta mais nenhuma.. fui pesquisar para saber o porque funcionava… infelizmente só achei uma citação de que podia ser por falta de cobre no organismo. Os mais antigos usam essa ” técnica ” para eliminar as verrugas de vacas.

  22. olá, estou muito preocupada com meu cão, pois já faz uns 2 meses que ele está com papilomatose e elas estão bem grandes e em bastante quantidade …não sei o que fazer!!! acho que ele vai acabar morrendo :(. o que eu faço?!

  23. Oi pessoal,também estou tratando uma cadelinha com papilomatose.Infelizmente, pela experiência que tive recentemente, não são todos veterinários que tem conhecimento dos tratamentos possíveis.
    Observei que muitas pessoas acima comentaram sobre a cirurgia, bom ,vou explicar do por quê (explicação que eu ouvi) alguns recomendam.Reunindo diversas informações que consegui, vou compartilhar um pouco.
    A papilomatose é uma doença que costuma acometer animais que estão com a imunidade mais baixa, o que geralmente ocorre quando em paralelo estão com outra doença que já o está debilitando, não é claro se ela acomete animais saudáveis ( sem outras doenças ou com boa imunidade pois existem cães que sua imunidade é naturalmente mais baixa, neste caso,não seriam doentes mas também não seriam possuidores de uma boa defesa imunológica),no caso de cães mais jovens, assim como as crianças,acredito que sejam mais propensos pois seu sistema imunológico ainda deve estar em formação também.
    É muito importante então, tentar aumentar o sistema imunológico do cão com complementos específicos, um exemplo que conheci é um complemento chamado promuldog mas antes de dar qualquer coisa deve consultar o veterinário para saber se o cão em questão pode usar e em qual dosagem.
    Alguns veterinários preferem tratar sem fazer cirurgia e outros preferem simplesmente retirar pois alegam que quando retira, o organismo meio que reage, pelo que entendi, estimulando a imunidade.Agora se tiver algum que esteja afetando muito o animal,acredito que pelo menos esse,independente de como será o restante do tratamento, deve ser retirado.
    Outros já preferem tratar com medicamentos ou não “tratar”, simplesmente esperar desaparecer.O problema de aguardar desaparecer sem usar nenhuma medicação ,é que ao invés disso ocorrer e elas regrediram, elas se alastrarem ,pois tudo pode depender de como está a imunidade do cão.Já com medicação você vai observando o processo.No caso da cadelinha que está sendo tratada, ela era de rua e estava também com doença do carrapato,tratamos a doença, mas também descobrimos que as verrugas que cresciam rapidamente, eram outra doença (papilomatose),comecei a pesquisar e a me informar. Soube de uma vacina que é feita com as próprias verrugas, porém seriam necessárias 25gr (de acordo com o responsável )e geralmente é um processo feito para bovinos,e é difícil encontrar um local que faça, provavelmente na maioria dos estados deve ser mais provável conseguir nas universidades públicas (como foi o caso),sendo que existe medicamentos indicados também ( eu não quis arriscar ela ter mais do que já tinha para tentar um tratamento com vacina,e preferi começar logo outro,embora uns defendam que seria o mais eficaz por reduzir a probabilidade de retorno, outros veterinários já não concordam, ou seja, há divergências) então provavelmente a vacina só seria recomendada se não a medicação não estivesse fazendo efeito.Dentre os medicamentos, para esta, foi recomendado dois remédios homeopáticos(que não foram caros),as substancias: um de thuya e um de nítrico acido (isso não é a fórmula, é só o nome do que contém os remédios, consultem um veterinário sobre a formula e a dosagem para cada cão),a cadelinha está tomando os dois e o thuya além de ser de uso oral, também é para ser passado nas verrugas.Já faz alguns dias que ela está tomando e algumas já caíram e outras já estão reduzindo :). Minha recomendação é que não arrisquem deixar aumentarem, o tratamento está parecendo simples até o momento.Em paralelo ela está tomando o complemento para aumentar a imunidade e um complexo vitaminico que havia sido receitado quando ela estava no tratamento da doença do carrapato pois ela estava anêmica também, pelo que recordo.Então levem seu fofuchos em um veterinário da confiança de vocês e boa sorte no tratamento. Espero ter ajudado. 🙂

  24. Obrigado Carol e todos que compartilharam sobre o assunto pois estava bem preocupado com minha rot de apenas 5 meses e que apareceram pequenas verrugas e muitos veterinários de fato não sabem nem do que se trata! Já estou tomando os devidos cuidados com ela e breve irei postar a sua total recuperação!

  25. Que bom ter encontrado esse blog. Tenho uma poodle com oito anos de idade que estou tratando há quase três anos problemas no fígado inflamado. O primeiro médico a encheu de corticóide. Seus exames estão sempre com as taxas alteradas. Enzimas do fígado altas e imunidade muito baixa. A atual veterinária trata com homeopatia. Ela já tomou um remédio chamado Imuno T para aumentar a imunidade. Estou com essas veterinária há um ano. Ela apresentou melhoras e em março piorou tudo de novo. Retornou com os medicamentos. Ontem ela fez vários exames de sangue, inclusive T4, ecocardiograma e Raio X do tórax porque está constantemente com um pigarro. O cardiologista disse que ela tem um estreitamento da válvula mitral. Hoje vi varias verrugas juntas perto de uma mama, no seu abdômen. Estou aguardando os resultados dos exames para retornar à veterinária mas já estava pensando em levá-la amanhã devido a essas verrugas. Pelo que li nessa página esse problema ocorreu devido sua imunidade que está muito baixa, então acho que vou esperar sair os resultados dos exames para levá-la de novo na veterinária. Estou agindo certo?

    1. Olá, Marcia. Não posso te dar certezas, pq o que conheço de veterinária é o que ouvi nas consultas com meus cães, ao longo da vida.
      Lembro que quando foi a consulta da Luka, a vet disse que a papilomatose é comum em filhotes, mas pode acontecer em cães mais velhos e neste caso é mais severa.
      Pode ser que seja por causa da baixa imunidade, mas as verrugas que a minha Luka teve foram somente na boca. Não teve nada em outra parte do corpo.
      Mas em se tratando de algo semelhante a uma verruga, tem que ser observado.
      Espera os exames. Não tem porque sair correndo. A não ser que comece a espalhar muito rapido pelo corpo dela ou aumentando muito a dimensão e aspecto.
      A Luka ficou boa da papilomatose, mas sempre teve problemas de pele. E hoje ela já não está mais entre nós. Teve um linfoma epiteliotropico, que é um tipo raro de cancer de pele, que começou com umas manchinhas no focinho.
      Como em duas semanas espalhou pros olhos, lábios. É nesse ritmo que tem que ser observado, Marcia.
      Se em uma semana não mudar nada, não tem que se preocupar. Mas se mudar muita coisa, corre pro vet. Existem doenças de pele que a gente não faz ideia. Oito anos é ainda uma juventude pra um poodle, que acho que facilmente chega aos 14 anos. Mas vc tem sempre que avaliar a qualidade de vida que se pode dar aos 6 anos que vem pela frente. Converse com o vet sobre a real necessidade de cirurgias e qualidade de vida com e sem. As vezes alguns tratamentos nao mudam em nada e os caes respondem melhor so com o amor que nós damos a eles 🙂

  26. Q pena q meu cachorro de onze meses tá com essa maldita doença. Tá horrível muitos caroços na boca e um fedor horroroso. Estou vendo q ele não vai resistir.

    1. Olá, Ana Cristina. Onze meses significa muita força de vontade pra criar anticorpos e se recuperar. É uma doença auto-imune como uma catapora nos humanos.
      Dê muito amor a ele e leve ao vet para ver se no geral ele está bem.
      Alimentação de qualidade é fundamental.
      A Luka se recuperou exatamente como o médico disse que ia ser, e eu não fiz nada. Só muito amor, comida de qualidade e contar os dias no calendário.
      Não desista do seu cão.
      Bjs.

  27. Olá, boa tarde!
    Quero agradecer-lhe pelo seu depoimento pois me acalmou muito, tenho duas filhites de 6 meses, elas são uma mistura das raças boxer e fila brasileiro, elas tem aproximadamente 25 kg, acabaram de vencer uma grande luta contra a cinomose.
    Quando percebi as primeiras verrugas me apavorei pois pensei q fosse alguma sequela da cinomose.
    Agora estamos aguardando os proximos 60 dias.
    Espero q elas vençam mais essa luta!
    Obrigada pela ajuda!

    1. Que ótimo saber que elas se recuperaram da cinomose!
      Tive um fila com pastor que não teve essa sorte 😦
      Isso mostra que suas meninas são muito fortes e que vão tirar de letra a papilomatose.
      Vai dar tudo certo.
      Depois de 60 dias vem cá contar como deu tudo certo! :*

  28. Olá
    Tenho uma cadelinha de 5 meses que está com papilomatose tá 2 verruguinhas na boca dela sendo que ela não tá com Mal hálito e uma das verruguinhas sangra
    To sem condições para fazer cirurgia ou tratamento e ai nesse caso pode esperar pra ver o que acontece ou não?
    Agradecida!

    1. É muito arriscado ter essa resposta pela internet, sem ter um profissional examinando a sua cadela, Letícia.
      Se foi diagnosticada com papilomatose, vai desaparecer.
      Sangrar um pouco, pelo que a veterinária da Luka me disse na época, é normal. Hemorragia é que não é bom sinal. E se não atrapalha a vida da sua cadelinha, não tem que se preocupar. É olhar o calendário e esperar passar o tempo de manifestação.
      Por via das dúvidas, evite que ela esteja em contato com outros cães menores que um ano ou muito velhinhos pra que não haja transmissão do vírus.
      Espero que fique tudo bem e não deixe de ir ao veterinário caso o quadro dela piore.
      Bjs e tudo de bom pra vcs! :*

  29. oi meu cachorro está com essas bolhas rosas na boca estou preocupada porque so notei agora estou com medo de perde-lo o que faço/

    1. Carmem, recomendo ler todos os posts, desde a evolução da doença até a parte final.
      Como eu escrevi anteriormente, não há nada a fazer, a não ser garantir água limpa, comida de qualidade, amor e carinho para seu cão.
      Mas você precisa ir no veterinário para ter um diagnóstico. Eu não sou veterinária, sou dona de cães, e não é prudente lhe dar alguma “dica” sobre o que quer que seja.
      Meu post é direcionado para donos de cães que tiveram esta doença diagnosticada em seus pets e que ficaram assustados quando foram ao google ver os absurdos que podem acontecer. O meu objetivo é apenas tranquilizar o coração dos donos.
      Leva seu cão no vet, peça uma avaliação e diagnóstico. E se for papilomatose mesmo, veja o meu relato e conte os dias até o final da doença. Fica tranquila, que vai dar tudo certo.
      Bjs.

  30. Carol a minha cachorrinha ta com muitas verrugas tem algum medicamento para checar essas verrugas por só vai aumentando😱😱

  31. A minha apareceu com um carocinho na gengiva semelhante vc descreve. Vi hj. Somente uma. Vou aguardar e ver se evolui… ela tá com 1 ano e 2 meses e nunca deu isso? Sera que preciso dar algo lá aumentar imunidade dela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s