Primeira quinzena de novembro de 2010.
Vamos ao balanço para analisar o frio:
Vezes que usei shorts: 0
Vezes que usei chinelos ou sandálias: 0
Saí de casa sem casaco durante o dia: 2
Dormi com todas as portas e janelas fechadas: 3
Liguei o aquecimento da casa: 0
Tive preguiça de sair da cama: 15
Concluo que, diante dos resultados, o frio tá chegando!!!
Eu mudei pra Portugal em Novembro/2008. Trouxe comigo roupas de frio. Mas o frio que eu estava habituada era de 18ºC, e aqui já faziam 12ºC.
Fui eu para as lojas comprar agasalhos, porque o que nos esperava… era um frio de 2ºC em Janeiro.
Comprei tudo errado. Não fazia ideia de como me aquecer correctamente para o clima daqui. Passei frio.
Mas, nada como um outro inverno pra nos ensinar rsrs
Então, para os desprevenidos, deixo as dicas:
- Usar duas blusas finas aquece mais que usar apenas uma grossa; usar uma fina sob uma blusa grossa é garantir que ficarás quentinha!
- Gorrinhos: São lindos, e protegem a cabeça e os ouvidos
- Protetores de orelha: eu sofro muito com dor de ouvido por causa do frio. Em janeiro então, nossa… É uma tortura! Mas esses protetores são a salvação para os meus problemas!
- Luvas: de couro, de lã, de linha, de cabedal, do que for! São necessárias. Eu tenho as extremidades frias (mãos e pés), preciso delas!
- Meia-calça (ou colants): melhor época pra usar e abusar de combinações, ou então pra usar sob as calças mesmo!
- Botas: sem comentários sobre a necessidade de tê-las rsrs
- Cachecol: indicado para um inverno sem dor de garganta! Sem contar que fica lindo!!
- Gabardine: pra colocar por cima de tudo e proteger da humidade (com h!)
O inverno é uma delícia, se nos adaptarmos a ele. Ter o nariz gelado passa a ser engraçado se o resto do corpo está aquecido. Para aquecer o nariz, nada melhor que um chocolate quente, um capuccino, chás, uma sopinha… hummmm!
À noite não faltam motivos para uma taça de vinho, queijos dos mais variados (o da serra da estrela merece um post exclusivo, de tão maravilhoso!), uma dose de ginginha e por que não as quentes e boas? Para as mentes maldosas, quentes e boas são apenas as castanhas assadas que encontramos na baixa de qualquer cidade lusitana. É só seguir a fumaça e pedir uma dose de castanhas, quentinhas!
É isso, pessoas.
Quero fazer um post sobre o Natal, mas esse ano não tem árvore da Zon no Parque Eduardo VII, e não sei se teremos decoração na baixa e no Chiado (algumas cidades de Portugal optaram por não fazer decoração de rua por causa da crise). Independente disso, prometo encher o meu blog de alegria com as cores do Natal 🙂
Olá, Carol,
É parece mesmo que o frio já tá colocando suas manguinhas para fora, literalmente.
Se você errou nas roupas quando chegou? Minha filha… errei em roupas, sapatos e todo o resto. Cheguei em 2006 e ainda hoje estou em processo de aprendizado de como me vestir. Sempre acho que sou a mais horrorosa de todas, eheheheh. Sou da Paraíba e sapatos, para mim, é coisa de revista somente. Daqui que descobrisse finalmente qual era meu número, foram-se muitas unhas pelo caminho, roxinhas da silva. Casacos? Na minha terra, costumava criticar o primeiro que me aparecesse com uma meia-manguinha, portanto, morria de vergonha de usar casacos. Esquecia que estava na Europa e que aqui pode-se/deve-se usar. Bem, o frio, enfim, foi quebrando a minha casca cultural. Tive de abandonar ideologias e ideias pré-concebidas sobre muita coisa e adaptar-me a uma nova casca.
Gostei muito de seu post e virei cá mais vezes. Obrigada pela visita.
Um grande abraço.
Sandra.