Nariz de inverno

É a primeira vez que eu tenho um cão num lugar onde realmente faz frio, ou seja, onde o inverno é inverno.
E é o meu primeiro inverno com a Luka, e até agora ela não tem sofrido absolutamente nada com o frio. Por que será?  rs
Mas eu notei que, além da preguiça dela ter aumentado, e de ela ter engordado um pouquinho, o focinho dela está desbotando.

Pesquisei no Dr. Google pra ver se era justificável levá-la ao vet para ver isso, mas apesar de ter me assustado muito com algumas informações que achei com os parâmetros “focinho + despigmentação”, fiquei aliviada quando descobri que existe uma característica nos retrievers  chamada “nariz de inverno”.

É uma despigmentação suave no focinho, mas que em princípio volta ao normal quando as baixas temperaturas entram de férias.

Para ter uma ideia do que eu quero dizer, é mais ou menos isso aqui:

Para comparar, estão aí 3 fotos do focinho da Luka, que era bem pretinho, e agora está com uma tonalidade acastanhada no centro.

Vou acompanhar para ver se volta ao normal na primavera 😉

Anúncios

4 comentários sobre “Nariz de inverno

  1. Olá! Meu Pufhinho também tem isso, mas não sei se é só no inverno! nenhum veterinário resolveu isso. Por acaso o focinho da Luka melhorou?

    1. Olá, Daniane!
      Nao, o focinho da Luka ficou permanentemente desbotado. Mas depois de um tempo dá até um charme, sabe?
      Já perguntei ao vet se estaria relacionado a algum problema de pele (a Luka já teve vários) mas eles disseram que não, que é característica mesmo do animal.
      Bjs pra ti e pro Pufhinho!!

    1. Ola, Andréa!
      Em princípio o nariz da Luka desbotou mesmo pelo frio. A vet disse na época que poderíamos hidratar, com vaselina, mas ela lambia direto, então eu deixei pra lá rs. Não voltou a ter a cor normal e ficou tudo bem.
      Mas algo não relacionado com o nariz de inverno aconteceu: no final de 2014 o nariz dela começou a desbotar mais, pelas beiradinhas, mas eu achei esquisito e levei no vet.
      Depois de muitos exames e desse “desbotado” ter piorado, ter chegado nos olhos e boca, e ter feito perder pelo, ela foi diagnosticada com Linfoma Epiteliotropico, um tipo rarissimo de câncer de pele, sem tratamento existente.
      O câncer era super agressivo e já tinha atacado os ossos, músculos, aparelho digestivo, as almofadinhas das patas (já estavam sem pele) e a raiz dos dentes.
      E desde janeiro desde ano ela não está mais com a gente.
      Se o nariz desbota do centro pra fora, tem todo o indício de ser nariz de inverno, mas vale a pena levar no vet pra dar uma geral nela pra confirmar que tá tudo bem.

      Um beijo grande pra ti e pra sua golden.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s