Cara Rosada

Desde que mudei para Portugal percebi que a minha pele também mudou. Eu sempre tive uma linda pele de pêssego, dispensava qualquer base ou corretivo, às vezes eu tinha uma mini espinha, o que curava rapidamente depois de cutucar e passar merthiolate. Arde, eu sei, mas desinfecta e cicatriza rápido. Não fiquei com marcas de catapora (tive aos 8 anos) e nem marcas das espinhas de adolescente (que foram controladas durante a puberdade com um gel chamado PanOxyl). No meu casamento a maquiadora fez a festa, corrigiu só o brilho, colocou uns tons mais escuros pra disfarçar a cara de lua, mas não teve muita coisa pra esconder.

Hoje minha pele tá transformada, graças ao clima frio, ao aquecimento indoor…
Eu já morria de inveja das pessoas que têm a pele bem morena por duas razões: além de ser lindo e ficar com um tom dourado perfeito depois de pegar sol, têm menos chances de ter sardas, melanócitos e melanomas (câncer de pele). Agora tenho uma terceira razão pra ter desejado nascer com a cor de pele da minha avó: as rosáceas.

Já viram na TV ou mesmo em fotos, aquelas crianças americanas, russas, alemãs ou de qualquer outra origem desprovida de melanina? E que tem uma bochecha mega ultra rosada? Lindinho, não? Essas crianças têm fortes chances de ficar com a mesma bochecha rosada pro resto da vida, só que chegando na fase adulta pode ficar assim:

rosacea_rosto Já pesquisei muito na internet sobre o assunto e não existe causa aparente.
Tentaram associar a rosácea com a alimentação, com a co-existência de outras patologias, com o H.Pylori,  com a idade, com herança genética, com o consumo de álcool, stress, depressão, exposição solar…
Fato é: não existe, cientificamente falando, causa comprovada para o surgimento de rosáceas.

O que acontece é que existem variações da mesma. Se colocar no google a palavra “rosacea” e pesquisar em imagens, preparem-se para as imagens mais horríveis possíveis.

Eu já achei que não tinha exatamente isso, já achei que era do anticoncepcional (porque a minha pele começou a mudar exatamente em junho/2009), ou do protetor solar (não posso sair de casa sem ele, principalmente no verão mesmo que seja pra ir daqui até ali a esquina), ou alergia a maquiagem (trouxe muita maquiagem da Avon quando vim pra cá e apesar de nunca ter tido problemas, por precaução, deixei a minha maquiagem Avon de lado). E achei isso porque o meu rosto não tá assim como mostra a foto (graças a Deus!), mas tá bem próximo disso: rosto_rosacea_leve (2)

 

Chama-se “demodectic rosacea” ou “demodicidosis”. Se pesquisar por demodicidosis no google vem como resultado sarna canina. Esqueçam. Essa variação de rosácea não é oficial, e tem um camarada chamado Brady Barrows que tem dado seguimento ao estudo (escreveu até um livro!) e diz que esse tipo de rosácea aí ao lado é causado por um ácaro chamado “Demodex Folliculorum”. A contradição é que estudos não encontraram esse ácaro/fungo (ou qualquer outra categoria que seja mais pertinente) em pacientes com rosácea, e mesmo administrando medicação via oral, não reduziu a rosácea.

Eu confesso que antes de ler sobre esse tal ácaro achei que a minha rosácea poderia estar sendo causada pelo travesseiro (ácaro ou alergia ao acrylon), porque a minha concentra-se mais na bochecha direita que a esquerda, e eu durmo com o lado direito chapado no travesseiro. Entretanto, eu já troquei de travesseiro, tenho trocado a roupa de cama com maior regularidade e a minha rosácea não some. Além disso, quando eu entro em ambientes artificialmente aquecidos (inverno é assim mesmo) minhas bochechas parecem com a daquelas crianças que falei mais acima.

Na 6a. feira eu passei no El Corte Inglés e conversei com uma das meninas que trabalham na seção de dermocosmética. Ela olhou a minha pele, eu disse que usava um creme chamado Rosialac (La Roche Posay) e que não tava melhorando absolutamente nada, inclusive eu estava sentindo a minha pele mais sensível depois de passar o Rosialac.

Ela me recomendou algumas coisas:

  • lavar o rosto com sabão neutro de manhã, usando água fria ou temperada (a ideia é não elevar a temperatura da pele)
  • evitar bebidas alcóolicas (evitar ok, mas parar nem pensar)
  • evitar alimentos muito condimentados (ok, é possível)
  • passar uns cremes no rosto, específicos para rosácea, de manha e à noite, da Avène.

Eu não conhecia nada da Avène, e uma prima minha me recomendou o Antirougeurs. Comentei com a menina lá do El Corte Inglés e ela me disse que eles têm uma linha mais completa para o tratamento de rosáceas e como eu estava com a pele bem irritada, deveria fazer um tratamento associando o Diroseal. E faria assim: de manhã lavo o rosto como ela disse, passo o Antirougeurs; à noite lavo o rosto novamente e passo o Diroseal (que não tem FPS, então só pode usá-lo à noite), que é verde, então recomendo não usá-lo pra sair de casa…

Se a pele estiver muito irritada, depois de lavá-la, enxugar suavemente e vaporizar a água termal específica para rosáceas.

Ela ainda me deu uma amostra grátis de um creme de limpeza hidratante, para os dias em que a pele estive mais ressecada (o frio resseca muito) e também para ser utilizado para remover a maquiagem. Tudo da Avène.

Os produtos são esses:

Então encarei o tratamento, e meu rosto, no dia “0” (06/03/2011) estava assim:

Ao vivo é mais rosado do que parece na foto.
Vou seguir as recomendações (não exatamente à risca, porque não sou de ferro), e depois eu mostro o resultado, combinado?

Espero que resulte e que eu consiga assim ajuar as pessoas que também estejam sofrendo com o mesmo tipo de rosácea.

Bjssssss!

Anúncios

23 comentários sobre “Cara Rosada

  1. olá,amiga estou tentando entender isso +ou-no més de novembro percebi manchas avermelhadas nas minhas bochechas não imaginava que poderia sert algo tão grave ja fiu ao dermatologista e vou começar a me tratar,mas estou apavorada!Estarei orando por vc para que tudo isso passe.

  2. tenho passado pelo mesmo problema desde que vim morar em Portugal, nunca me incomodei como minha pele, em nenhuma região e agora não sei o que fazer para evitar os problemas que estão a aparecer… ótimo post

  3. Olá,
    encontrei teu blog pq estava procurando informações sobre rosácea…fiquei curiosa para saber como anda o tratamento, se foi eficaz… Outra dúvida, a vermelhidão é permanente ou às vezes alivia?

  4. Olá Carol! Estava vasculhando pela net sobre rosácea e achei seu blog! Tenho exatamente o msm problema que o seu.. Sempre tive uma pele linda, sem acnes, oleosidade, enfim.. sempre cuidei mto bem dela.. Mas desde pqna e até hje sofro da vermelhidão nas bochechas (qdo fico envergonhada, ao beber vinho, etc).. Fui no dermato e ele diagnosticou a rosácea… Engraçado q ela apareceu juntamente com este inverno ( do Brasil) … comecei a ver fotos na net e fiquei desesperada!! Gostaria de saber dos seus resultados com o uso dos cremes da Ávene.. já conheço essa marca, adoro a Água Termal deles! Boa sorte a nós!!

  5. Oi amiga. Estava tbem zapeando aqui na net e encontrei o seu post . Adorei. Muito bem escrito e fácil de entender, sem causar pavor. Eu tbem estou com uma irritação na pele , com vermelhidão no rosto todo e muitos carocinhos q às vzes coçam mto e ardem um pouco. Sinto tbem muito calor em todo o rosto e ainda apareceram umas pintinhas no meu colo. Eu associo ao uso errado q fiz de um produto pra manchas na pelo. Usei mto mais do q devia e no final do tratamento começou isso. Parei de usar o ácido e os problemas foram aparecendo mais e mais. Um derma me disse q não tem nda a ver com isso e que é uma dermatose resistente ms não irreversível, outro já desconfia q seja rosácea e a última q consultei disse tbem q não. Já não sei mais de nada. Hje já vou retornar ao primeiro pra ver o que ele diz agora q a pele está mais irritada. Credo que desassossego , viu?! nunca mais tive tranquilidade. Queria pelo menos um diagnóstico mais exato pra começar a tratar. Gostaria de saber se o seu tratamento com os produtos Avéne deram resultado positivo. Obrigada pelo post . É tão ouvir falar de rosácea de uma maneira mais calma, porque a maioria apavora a gente. Grande abraço e boa sorte

  6. Olá! Percebi minha pele mais vermelha há 4 meses. No começo pensei que poderia ser um tipo de irritação ao creme, suspendi o uso e nada mudou. Preocupada procurei um dermatologista essa semana, ele me receitou um gel com metronidazol e hidrocortizona, protetor solar hipoalérgico e um antibiótico. Apesar da medicação ele não quis fazer nenhum disgnóstico, só disse que acompanhariamos o caso. Me preocupei porque cruzando as informações sobre as medicações e a irritação da pele descobri que a rosácea é uma doença crônica. Gostaria de poder dividir isso com vocês. Bjs!

  7. oi meninas, tenho rosaceas desde 2003 quando fui pela primeira vez numa dermato, desde então faço tratamento. Ela me disse que teria que me acostumar pois pra vida toda temos que fazer tratamento. Já usei vários cremes, mas o melhor até o momento é o roseliane da URIAGE, pra vcs que moram fora do brasil está fácil de achar, mas aqui não encontrei. Estou pra testar o da clinique, que provavelmente deve ser mt bom, pq são ótimos dermocosméticos. Bom eu tb sempre tenho em mão, qd vejo que minha pele vai começa a ficar vermelha o rozex e o azelan. Mas não se preocupem com o tempo vcs acostumam a cuidar da sua pele, eu nunca fui vaidosa não gostava de usar cremes e hoje tenho 39 anos e acreditem minha pele parece de uma mulher de 27 ninguém me dá a idade que tenho, mas nunca deixem de usar um bom filtro solar tudo dermocosméticos( la roche, avene,Uriage,Clinique,etc….) são os melhores que encontrei e maquilagem só as minerais. Bjs pra vcs

  8. Meninas, definitivamente, o inverno é uma agressão sem fim para a minha pele do rosto. Até o parto a médica não me recomendou continuar com os cremes para rosáceas, porque mesmo o mais suave contém ácidos ou substâncias que não são confirmadamente seguras para o baby.

    Então eu tô usando um creme da Uriage, que é o Hyseac. É um hidratante bem suave, que mantém a pele uniforme e protegida contra o vento frio. Não tô com pele 100% de pêssego, mas tá bem melhor.
    Pode ser que os hormônios da gravidez também não esteja deixando a coisa ficar pior 🙂

  9. oi, como todas, tbem achei seu blog pesquisando sobre as benditas rosaceas…qdo li seu post, parecia q eu estava me descrevendo sobre o travesseiro, (tive a mesma duvida, tbem troquei de travesseiro…) enfim, como vc esta? obrigado por dividir suas “experiencias”…bjo

    1. Olá, Mirliane! Tá vendo só? Nossos instintos são parecidos! rsrs
      Aqui agora estamos no verão, e tem feito um calor insuportável esses dias. As minhas rosáceas deram trégua, mas continuo com o bochecha rosadinha rsrs
      Uma amiga do Brasil está aqui e estive ontem com a família dela. A mãe dela inclusive disse que eu pareço uma portuguesa legítima com as bochechas assim. Isso me deu mais um “ponto de interrogação” se seria somente o frio que causa isso à gente, ou se tem a ver com a (h)umidade do ar (aqui é com H mesmo hihihi). Tem ficado muito seco, e melhorou um pouco. Mas no Rio era um calor terrível e acho que era mais (h)úmido que aqui… To ficando toda baralhada com isso rsrs

      O fato de ter tido já o bebê e os hormónios da gravidez terem me abandonado (ufa!!), e terem sido substituídos pelos hormónios da amamentação também pode ter tido algum efeito benéfico… É uma incógnita.
      Até o final da minha licença maternidade eu vou ver se marco um dermato aqui pra ver sobre a rosácea e sobre a queratose pilar que tá sinistra…
      Depois eu conto mais novidades.
      Conta pra gente como vc tem estado, e se tem feito algo pra melhorar as rosáceas.
      Grande beijo!

  10. Olá, tudo bem? Você poderia dizer como usar cada um dos produtos? Eu moro na Irlanda e acho que consigo encontrar esses produtos. Minha rosacea tá bem feia, meu medico no Brasil me passou uns cremes mas nem usei, não levei muito a serio, mas aqui por causa do frio, parece que esta aumentando. Obrigada

  11. oi fui diagnosticada com rosacea a dermatologista mandou eu tomar tetramicina, lavar o rosto com sabonete dermatologico, passar rozex e por cima rosaliac e filtro solar ja faz quase 2 mese com este tratamento e não adiantou nada.. tava querendo comprar os cemes da avene mas nao acho o diroseal vc sabe me dizer se saiu de linha e se compensa usar eles??

  12. Ola!!!!!

    Sou portuguese e enquanto vivi em Portugal sempre tive uma pele impecável, sou branquinha e coro facilmente :)… desde que me mudei para a suiça, de há dois anos para cá comecei a ficar com esses vermelhões na cara. Nunca fiz caso, sempre pensei que fosse uma alergia ao chocolate… cada vez piorou mais até que hoje decidi ir a uma farmácia aqui na suíça e… receitaram-me exactamente o mesmo creme da avene antirougeurs jour e ofereceram-me também uma amostra de creme de limpeza!!!!!! inicio hoje o tratamento… nunca pensei que fosse muito grave, mas agora depois de umas pesquisas na internet acho que vou começar a ter mais cuidado!!!! Obrigada por partilharem a vossa história… espero que resulte 🙂

  13. Ola, tenho 14 anos e desde que me lembro a minha pele foi sempre vermelha nas bochechas, nariz , um pouco no meio da testa e centro do queixo. Nao sei se o que tenho e rosacea, ou outra coisa porem minha mae nao me quer levar a um dermo 😥 nem passar numa farmacia para TENTAR resolver 😞
    Nao sei mais o que fazer, ando triste com medo de sair a rua e a minha autoestima e super baixa! Ate ja pensei em coisas absurdas 😥
    Por favor me de uma indicacao, queria tanto uma ajuda 🙏

    1. Olá, Ana.
      Eu percebo que seja difícil pra vc, mas como diz ter desde sempre manchas vermelhas no rosto, pode ser algo além de rosácea.
      Seria imprudente e irresponsável da minha parte te recomendar qualquer tratamento, mesmo porque eu não sou da área de saúde e aqui no blog falo apenas da minha própria experiência.
      Mas eu vi pelo seu IP que vc está em Lisboa (apesar do seu email ser de um grupamento de escolas de Guimarães), e você tem canais para pedir ajuda neste sentido.
      Envia um email pra geral@ipdj.pt , que é o contato do Portal da Juventude, lá eles vão conseguir te orientar melhor que eu ou qualquer outro site.
      Também sempre pode ir à farmácia ao pé de casa e conversar com o farmacêutico, mesmo sem ter sua mãe junto contigo.
      Não pense em nada absurdo. És muito jovem e tem uma vida inteira pela frente. Tem que se dar o valor pelo que é, e vc é de certeza muito mais que manchas vermelhas no rosto. Elas não te definem.
      Bjs e felicidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s