Cálculos e cálculos

Desde a minha 7ª série na escola eu tinha aulas sobre reprodução humana. A cada ano o assunto ia se aprofundando, e no 3º ano do 2º grau eu tive um semestre só sobre isso. O primeiro bimestre era sobre menstruação, ovulação, bla bla bla; o segundo era sobre fecundação, gestação, parto bla bla bla, e o terceiro era sobre o aborto (com uma discussão filosófica sobre o assunto é claro). Em todos os bimestres o professor ensinava a fazer a tabelinha. Confesso que nunca aprendi, nunca me interessei em saber (mesmo porque tinha em mente que quando começasse a minha vida sexual eu já começaria logo a tomar anticoncepcional oral). Mas, depois de quase 5 anos de casada, decidimos parar de tomar anticoncepcional. A minha última cartela se iniciou em maio e desde junho poupei meu organismo dos hormônios artificiais para então deixar a natureza gerir a situação. Como eu sei que a natureza é sábia, mas não faz contas, fiz a minha tabelinha.

Recorri a todos os sites sobre fertilidade para saber quanto tempo depois de parar de tomar remédio seria seguro engravidar, e quanto tempo depois poderia eu esperar pelo resultado positivo.

Ninguém tem respostas exatas, mas também ninguém tem exemplos exatos sobre como e o quê. A maioria das coisas que vi foi em fóruns, e as pessoas exageram muito às vezes, ou então filosofam muito sobre algo simples.

Então deixo aqui a minha tabelinha, que é a representação gráfica do tempo que levou para engravidar.

Abaixo da imagem, disponível no link abaixo, tem a legenda para que vocês entendam mais ou menos o que é cada cor.

calendario_menstrual

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s