Rastreio de que?

Quando eu fui no dia 3 à consulta pra pedir os exames e fazer a minha caderneta de grávida, fizeram um pedido de rastreio na Maternidade Alfredo da Costa.

A dra. que me atendeu falou de uma forma tão natural sobre agendar o tal rastreio que eu não fazia ideia do que era, mas também não quis perguntar porque ela estava meio que me despachando.

E o dr. Google que me salva. É o tal rastreio bio-químico, que pelo que eu li é para despistar doenças congênitas no feto, principalmente a Sindrome de Down. Algumas mulheres que não fazem esse rastreio, ou as que fazem e cujo resultado é duvidoso, são recomendadas a fazer amniocentese.

O rastreio que farei resume-se em exames de sangue e um ultrassonografia/ecografia.

Fui ontem ao centro de saúde para pegar a autorização para o exame e agendar a consulta com o médico que vai me acompanhar ali no centro. O atendimento foi rápido e nota 1000, não tive o que reclamar. Fiquei apenas 10 minutos à espera e a menina que me atendeu foi impecável. Me explicou tudo e sobre a minha dúvida no tempo de gestação, me recomendou fazer a ecografia quando fizer as 11 semanas pela conta da médica, porque se estiver com mais tempo, não tem problema (a não ser que eu esteja de 4 semanas a mais que a médica falou…).

Então dia 20/11/2011 eu farei as análises de sangue na maternidade e no dia 28/11/2011 será feita a ecografia. Isso é o rastreio.

Só não entendo uma coisa… Se uma mulher tem resultado nesse rastreio que indica probabilidade de trissonomia, vale a pena fazer a amniocentese?? Vai enfiar uma agulha enorme no útero par colher o líquido amniótico e pôr em risco a gestação? Vai mudar alguma coisa se ela fizer? Além de poder lhe dar a chance de se preparar psicologicamente para essa situação, não sei em que mais poderia servir esse exame tão invasivo.


Nota: entendi melhor posteriormente, na minha segunda gravidez

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s