Osteotomia da cabeça do fêmur

Descobri o que é isso da pior maneira possível.

Como vocês sabem, a minha Luka é a cachorra mais linda, calma, obediente… e medrosa do mundo.

Essa noite meu marido acordou de madrugada para o habitual xixi do meio da noite, e ao se levantar da cama, o estrado cedeu ou estalou (confesso que ainda não fui conferir o que aconteceu), e a Luka que dormia profundamente no chão ao meu lado deu um pulo com o barulho e saiu correndo se estabacando em tudo que via pela frente. Acho que ela bateu no berço do bebê, na cama, no guarda roupa e na porta. Saiu do quarto e se enfiou dentro do banheiro com meu marido e ficou sentada, deu uma micro choradinha, e depois ficou quietinha.

Ficou com medo de entrar no quarto de novo e fiz ela voltar pra ficar perto da gente. Ela ficou sentada arfando do meu lado das 3 às 6 e pouco da manhã. Não consegui descansar, porque minha filhota tava agitada e não conseguia se deitar .

Marido então decidiu levá-la logo ao vet.

Pensei eu: deve ter batido com força em algum lugar, está com dor muscular séria e basta uma dose de relaxante muscular pra resolver o problema.

Chegando lá, feito o Rx, foi detectado algo péssimo: o fêmur estava fora do lugar.

O tratamento: morfina, anti-inflamatório, aguardar pela avaliação de um ortopedista e possível cirurgia.

Deixei minha filhota internada no vet, já fui lá no meio do dia visitá-la e ela tava com uma carinha tão desesperada de dor, e eu fiquei com o coração na mão…

Mais tarde temos a confirmação de que a cirurgia é necessária porque ela tem uma certa displasia da anca esquerda, e que provavelmente já tinha uma displasia na anca direita, o que facilitou a situação desagradável de deslocar o fêmur do jeito que aconteceu.

Estou com dúvidas sobre o que é o melhor pra ela, se ela vai passar bem a noite, se ela tá sofrendo mais, se estão olhando ela a cada 20min pra ver se tá tudo bem…

A cirurgia consiste em retirar a cabeça do fêmur e depois alguma fisioterapia. Dizem que a recuperação é boa e rápida, e achei no google um blog de um veterinário com informações bem elucidativas sobre o assunto (mas mesmo assim eu continuo cheia de dúvidas).

Amanhã saberei como correu a cirurgia, e o prognóstico para recuperação da minha filhota.

Vamos torcer pra que corra tudo bem com a Luka, porque ela é muito linda e meiga, e não merece sofrer.

Anúncios

4 comentários sobre “Osteotomia da cabeça do fêmur

  1. Olá meu nome é Vanessa e minha cachorrinha foi atropelada e esta com esse problema, estou muito preocupada o veterinario indicou a mesma cirurgia que a sua fez… a sua se recuperou bem ela consegue , andar e correr normalmente? obrigada… estou muito aflita

    1. Olá, Vanessa!
      Desculpa não ter respondido antes, mas estava sem acesso ao computador.
      A Luka ficou 90% depois da cirurgia. Demorou um pouco mais de um mês pra ela conseguir andar normalmente, sem medicação pra dor. Ela poderia correr normalmente, mas não deixávamos correr muito mais por precaução, porque ela teve a luxação devido a displasia do quadril. E pra operar, fizemos logo um check-up nas articulações e ela tb tinha displasia nas patas da frente também.
      Portanto, a cirurgia faz com que seja removida a cabeça do fêmur pra acabar com o atrito que provoca dor (um osso no outro). O que vai segurar o fêmur vai ser a musculatura, por isso a fisioterapia é fundamental. E tendo recuperado a musculatura (porque depois de uns 45 dias sem usar a pata traseira o músculo atrofiou), poderia correr. Saltar, pular, fazer agility não. Mas andar é 100% normal.
      Outro ponto importante: o peso do cão. A Luka teve que emagrecer 10kg. Fizemos dieta e exercício leve. Mas mesmo assim não a forçamos a correr. Se ela estivesse sem a trela e corresse, ok, era dentro do limite dela.
      Mas não compare a situação da sua cachorra com a da minha Luka. A sua teve um acidente. A minha teve um acidente em cima de uma deformidade 😉
      Boa sorte e vai dar tudo certo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s