Pós-cirúrgico e recuperação

No seguimento do meu post anterior, tivemos que prosseguir com a cirurgia na Luka pra corrigir a articulação.

A Luka foi operada em 06/02/2012, à noite. Ficou em observação até 08/02/2012, e voltou pra casa cheia de recomendações (além compressas de gelo 2x ao dia) e com bastante remédio pra tomar:

  • Carprofeno, uma vez ao dia
  • Cefalexina, duas vezes ao dia
  • Tramadol, duas vezes ao dia

O objetivo da cirurgia é remover parte do osso, colocar no lugar e esperar que seja criada uma articulação artificial com os músculos que ficam ali em volta.

E foi essa parte dentro da meia-lua pontilhada que retiram dela:

Não tenho acesso às radiografias da Luka. Eu as vi no hospital veterinário, mas não ficamos com a radiografia impressa. Achei no google uma imagem que mostra mais ou menos o que é a articulação coxo-femoral do cão, e compara uma saudável com a articulação com displasia. Marquei uma X vermelho no lugar onde estava a cabeça do fêmur da Luka no dia do acidente.

Na radiografia da Luka concluiu-se que ela estava com displasia em grau avançado por causa do estado do acetábulo, que é o osso de encaixe do fémur na bacia. O da Lukinha estava bem parecido com essa imagem da direita. Observe que o pontilhado mostra como deveria ser e na verdade é bem mais curto e liso que o da imagem da esquerda.

Nossa preocupação com a anca esquerda aumentou, porque já demonstra sinais de displasia, mas tem o acetábulo mais bem formado e isso mantém a cabeça do fêmur no lugar.

O prazo pra voltar a usar a pata é de 3 a 4 semanas após a cirurgia, então deve ser lá pro dia 06/03. Até então ela tem que estar em piso duro, muito repouso, e ir na rua só pra fazer o que precisa. Nada de caminhadas, mesmo porque ela tá pulando pra andar, e deve forçar um bocado a pata esquerda.

Como se não fosse pouco… deu flebite na patinha que levou o soro. A vet me mandou clorexidina pra fazer a limpeza do local com a flebite e uma pomada, além de material para curativo.

Estávamos indo a cada dois dias no vet pra avaliar a evolução da sutura, limpeza do local e a evolução da flebite. E na 2a. consulta pós-cirúrgica nos queixámos de… um calombo sub-cutânea, de uns 5cm de diâmetro. A médica disse que poderia ser de alguma pancada e mandou observar a evolução.

No dia seguinte a parte dura aumentou e começou a criar ao lado uma bolha aquosa, e tudo ficou do tamanho da minha mão. Na 3a. consulta o vet fez uma punção que resultou em 4 seringas cheias de sangue e pus.
Adicionaram então mais um medicamente à lista da Luka:

  • Bromelaína, duas vezes ao dia
  • Carprofeno (prolongar a administração)

Na 4a. consulta a flebite já tinha acabado, e o abcesso tinha reduzido bastante, ficando só um restinho flexível, sem parte aquosa. Retirou-se parte dos pontos e na 5a. consulta tirámos todos os pontos.

Agora a Luka só volta ao vet na 2a. quinzena de março, pra ter uma consulta com o Ortopedista e acompanhar a evolução da cirurgia e avaliar a anca esquerda.

Não tenho queixas da equipe médica que trata dela, eles são excelentes, gostam mesmo dos animais, fizeram tudo pra Luka sofrer o mínimo possível durante o tempo que esteve internada, e o resultado da cirurgia está sendo excelente. Uma das decisões mais acertadas que eu tomei em relação aos cuidados com a Luka foi escolher um hospital veterinário para os cuidados regulares com ela. Então lá eles têm todo o histórial clínico, foram eles que fizeram a OVH nela (e ficou perfeito), todos os problemas de saúde que ela teve (infecção dermatológica, intoxicação com cebola, papilomatose) foram eles que cuidaram e o fato de ser uma clínica-hospital 24horas me deixa tranquila para emergências como esta da luxação.

Talvez seja necessário fazer a cirurgia também na anca esquerda, mas se tiver que ser, que seja sem trauma, pra Luka sofrer menos e conseguirmos nos planejar financeiramente pra isso, porque esse susto não foi nada barato…

Quando tivermos falado com a ortopedista, volto para contar o que ela achou e pra mostrar com imagens a recuperação da Luka 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Pós-cirúrgico e recuperação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s