Completando hoje 33 semanas de gravidez, sendo a minha primeira gravidez, é normal que eu não faça a mínima ideia do que está acontecendo aqui dentro.
Já sei desde as 22 semanas que meu bebê é gordo e grande e isso faz com que eu pense que ele não vai ficar aqui dentro durante as tais 40 semanas que a medicina diz que é o período de gestação do ser humano (9 meses que nada, são 10 mesmo!)
Então desde a semana passada tenho sentido umas coisas esquisitas, tipo uma sensação de que vou ficar menstruada. Não é cólica, não é dor nos ovários. É aquele feeling de “tá descendo”, sabe? Mas não desce nada. E por um micro segundo eu me perguntei “será que lembrei de colocar absorvente?”.
Associado a isso tenho sentido a barriga bem dura durante vários momentos ao longo do dia e a enfermeira lá da MAC me disse que isso são contrações, mesmo que não seja acompanhada de dor.
Segundo o livro que estou lendo (O Grande Livro da Grávida) nesta altura da gestação vão acontecer algumas contrações de “ensaio” chamadas Braxton Hicks. Diz que essa contração não dói (ou não dói muito) e acontece poucas vezes ao dia, com intervalos irregulares e cada vez mais espaçados.
Comentei isso com as meninas lá do trabalho, e as que já tiveram filhos me aconselharam fortemente a ir às urgências da maternidade pra ver se estava tudo bem com o bebê, só por precaução. E lá fui eu, depois do trabalho, pra maternidade.
Fizeram as seguintes verificações:
- Pressão arterial: 12×8, tá boa
- CTG: sem registro de contração forte que justifique algo de errado, e o bebê estava bem ativo, o que é muito bom
- Exame de urina: pra descartar a hipótese de infecção urninária
- Exame clínico com o espéculo: tudo 100% à primeira vista
- Exame de toque: colo do útero fechado e rígido, tudo ok.
- Eco/Ultra transvaginal: para medir o colo do útero. A médica disse que está mais curto do que deveria estar, mas não tão curto que indique um parto pré-maturo. Bebê já está na posição, encaixadinho pra sair.
- continuar com a sensação de menstruação a caminho
- continuar ou aumentar as contrações, mesmo com o magnésio
- ter perda de líquido ou sangue
- bebê mexer menos que o habitual
- se a contração passar a estar associada a dor e ela for até as costas
Não sei se o atendimento melhorou depois da declaração do Primeiro Ministro Pa(lha)ssos Coelho de que vai fechar a MAC, ou se dei muito azar da outra vez.
Prefiro acreditar na 2a. hipótese, porque afinal, tendo finalmente decidido ter o meu baby lá na MAC, espero ter uma equipe médica preocupada com o nosso bem estar.