Ceratose Folicular

Pode ser assim chamada ou então Queratose Pilar. Esse é o nome daquelas terríveis bolinhas vermelhas que dão no braço e às vezes nas pernas, e de vez em quando tem uma bolinha branquinha pedindo pra ser espremida e expurgada da pele, como se fosse um cravo.

Eu confesso que sofro disso há muito tempo, e não resisto nunca à catucar as bolinhas. Muito feio isso, eu sei, mas é viciante.

E agora no final da gravidez, com o acúmulo de hormônios, minhas rosáceas estão mais proeminentes no rosto, e no braço a ceratose (com ajuda das minhas catucadas) está escandalosa… Tipo assim:

Imagem

Outra confissão: nunca fui a um dermatologista especificamente para isso. Já mencionei numa outra vez que fui ver uns sinais na pele, mas estava tão ansiosa com os sinais que deixei passar batido a ceratose. A médica falou que era genético e incurável, e que teria que fazer um tratamento à base de uréia pra amenizar a vermelhidão. Me recomendou um remédio de manipulação muito mal cheiroso, e eu ignorei em duas semanas o tratamento, mesmo porque não surtiu nenhum efeito e a loção mal cheirosa manchava a roupa toda.

O que eu fiz no começo da gravidez e que estava até resultando, era passar o tal óleo da johnson que mencionei no post passado (que usei para as estrias da gravidez), e melhorou o aspecto e o toque.

Ultimamente, com a ansiedade da chegada do bebê, além de ter relaxado no cuidado do meu braço, eu tenho procurado espremer toda e qualquer bolinha branca que eu veja no meu braço, e isso tem causado machucadinhos e tá bem feinho, (nota-se bem na foto).

Com a chegada do verão (e do bebê), espero ter mais cuidado comigo mesma, controlar a ansiedade de apertar o braço, pegar um pouco de sol (porque no inverno aqui é impossível, mas o tempo abrindo sempre dá uma vontadezinha de colocar o corpinho ao sol) e hidratar mais a pele.

Vi na internet relatos de pessoas que dizem que a queratose/ceratose desapareceu depois de um tempo, e eu vou torcer e me esforçar para que a minha também suma.

Publicarei aqui uma foto do braço depois das minhas ações de tratamento assim que os resultados forem notórios.

Caso tenham informações sobre medicação, tratamentos ou cremes para isso, dividam conosco!

Anúncios

6 comentários sobre “Ceratose Folicular

    1. fiz em partes, Ana. deu resultados. vou tentar me organizar pra tirar uma foto e escrever a respeito. bjs

  1. Oii..não entendi bem se vc procurou um médico pra tratar da rosácea..mas se não procurou, vá urgente! eu tenho e a coisa ficou bem feia depois q eu ignorei a vermelhidão. A rosácea é perigosa, pois pode inclusive causar conjuntivite, por isso, com todo carinho do meu coração, eu te peço que vá a um médico tratar especificamente a rosácea! E não só vento forte causa a vermelhidão, mas banhos quentes, comida mt quente, variações de temperatura entre outros..espero, sinceramente, que nós duas tenhamos resultados eficazes.
    Beijos

  2. É um problema terrível essa ceratose, é deprimente e frustrante porque por mais que tentemos amenizá-las elas sempre estão surgindo, nascendo outras bolinhas horríveis. Tenho em quase todo o meu corpo: nos braços, nas pernas, rosto e bumbum… e o mais incrível é o descaso da medicina para essa questão…aff…já tentei muita coisa, mas em nada tive êxito… mas só em desabafar aqui já grande ajuda. Um abraço a todos.

  3. meu filho de 16 anos apresenta na pele esse tipo de doença o medico disse que era ceratose folicular pediu uma biopsia da pele o tratamento sera via oral por hora sera usado um hidratante a base de ureia. o tratamento sera prolongado com outros especialistas no ramo da cosmetica tenho certeza que ele ficara bom….bjs ate breve….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s