Perguntas básicas

Queridos leitores, vocês não fazem a ideia de como eu me sinto lisonjeada a cada e-mail que recebo pedindo a minha ajuda pra esclarecer dúvidas sobre imigração pra Portugal e Inglaterra. Mas aconteceu um fenômeno que eu não imaginava: 331 emails na minha inbox. Nem consigo acreditar!!

Como não é justo que fiquem a espera por tanto tempo, mesmo porque minha vida deu voltas e estou encarando alguns desafios novos, não consigo me dedicar ao blog como antes, vou deixar aqui algumas respostas que são comuns à maioria dos emails que recebo, que são relativos à vida em Portugal.

Não deixem de escrever, mas me sinto péssima em vos deixar tanto tempo a espera de resposta, quando podem ter já aqui, rapidinho, alguma luz pras vossas dúvidas.

Escolas:
Particulares são fantásticas, públicas são boas. Algumas públicas são melhores que particulares do Rio, por exemplo (falo do Rio pq é a minha experiência de vida).
As públicas de Lisboa são melhores. A escola que poderá matricular o seu filho está limitada ao endereço de residência (e também ao de trabalho, mas nesse caso é mais complicadinho, então, foca na residência).

Deixo aqui dois links:

  1. Explicativo de como funciona a educação básica aqui (vai baixar um PDF).
  2. Avaliação das escolas divulgada pelo Jornal de Notícias, por Concelho, tanto pública como privada em 2013 e em 2015. Assim dá pra dar uma comparada na evolução (ou involução).

Melhor cidade

Depende do que você entende como melhor cidade. Algumas pessoas adoram vida no campo, outros na praia, outros na serra, outros no centro nervoso da cidade. O que você procura? Precisa trabalhar pra viver? Já pesquisou se determinada cidade tem emprego na sua área? Que tipo de entretenimento te faz feliz? Cinema? Teatro? Museu? Shows? Esporte? Praia? Nem todas as cidades portuguesas tem teatro.  Leve em consideração isso ao definir onde.

No último post que fiz coloquei um link com um artigo da NIT sobre as 25 melhores cidades pra se viver em Portugal. Pode ser que te dê uma luz.

Melhor bairro de Lisboa

Mais uma vez, depende. Eu gosto do parque das nações. Há quem goste de Telheiras, que também não é nada mau. Há quem goste do Areeiro, que eu não vejo nada de interessante. A minha dica, pra quem não conhece a cidade é: fique em torno do metrô. Qualquer lugar fica próximo quando se tem metro funcionando até a 01 da manhã.

Custo de vida

Estou fora de Portugal há quase 2 anos, a economia muda, assim como o custo de vida.
Pesquise primeiro o custo de moradia, depois escola (se for o caso), custo de transporte e mercado, não deixando de levar em consideração as contas básicas (luz, água, comunicação, gás). Não quero induzir ninguém em erro, mas 1000 euros por mês, morando em Lisboa, para um casal com um filho, não dá. Se esse for o seu orçamento, tem que rever seus planos ou cidade.

Se ainda assim ficarem dúvidas, escrevam.
E quem estiver aguardando resposta, me perdoem pela demora, mas ela vai acontecer!!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s