Como prometi no meu último post, link aqui, vou contar um pouquinho sobre a escola que irei estudar, a Greystone College.
Minhas aulas já começam na segunda-feira (24/04) e estou mega ansiosa e animada, mas vamos lá que vou explicar alguns detalhes que me fizeram decidir por ela.
A minha primeira etapa foi escolher qual curso combinava comigo, não queria fazer um apenas para ir para o Canadá, queria um que agregasse conhecimento à minha carreira na área de Comunicação. Havia ficado em dúvida entre dois cursos, ambos de colleges particulares (também explico a diferença entre particular e público no meu outro post). O primeiro foi na Canadian College, o de Social Media Marketing. Ele realmente me encantou, gostei bastante do conteúdo, adoro trabalhar com social media, porém fiz minhas contas e ele não entrava no meu orçamento, mesmo sendo mais barato que o college público.
Minha caçada não terminou, é claro! Depois de muito Google, achei a Greystone College. Foi aí que descobri o curso de Business Communications. Comecei a olhar a grade dele e realmente gostei. Fui atrás de feedbacks sobre o college e muitos falavam que ele não era indicado para quem já era fluente ou estava em busca de algo mais técnico ou profissional. Contudo, como já falei anteriormente, meu inglês não é fluente, ele é avançado, compreendo bem, assisto seriado sem legenda, mas acredito que não seja o ideal para trabalhar na minha área, esse é o meu verdadeiro objetivo. Outro motivo que me fez decidir por esse curso, foi a opção de co-op, que nada mais é do que o período de estágio full-time na área que você estudou após finalizar o curso (lembrando que eu posso trabalhar part-time enquanto estudo). Ótimo, né? 😉
Vamos a lista de alguns motivos que gostei do curso:
- Posso trabalhar enquanto estudo;
- Vou aprender o inglês do mercado de trabalho;
- O curso tem relação com a minha área de formação. Além de contribuir com a minha carreira, o agente de imigração teria uma maior probabilidade de aprovar meu visto. Imagina eu aplicar para um curso de Nutrição com formação em Comunicação Social. Minha carta de intenção teria que está muito bem escrita e explicadinha o porquê de fazer um curso totalmente diferente;
- Vou fazer um estágio na minha área;
- Acredito também que ele seja a porta de entrada para um college público. Já que estando no Canadá, tenho outras opções de colleges públicos que posso aplicar e nesse período vou vê se me adapto ao país;
- Por último, mas não menos importante, o valor. Menos de 10 mil dólares e ainda consegui pagar em 10 vezes (hoje o valor está um pouco mais de 10 mil CAD). Como não amar o parcelamento brasileiro?! hahahah
Aqui embaixo compartilho minha grade do curso, mas vocês podem entrar no site da escola e ver qual programa se encaixa mais com você. Tem um de Tourism & Hospitality que achei bem interessante e já trabalhei em hotel quando morei nos EUA, mas preferi optar pelo de BC.
Em breve irei fazer um post contando mais sobre a escola, as aulas, os professores, meu estágios, etc.
Beijos,
Olá Alinne!
Meu nome é Juliana, sou de São Paulo SP e tenho algumas dúvidas sobre esse curso que você fará. Na verdade, eu fechei com a agência de intercâmbio para o mesmo curso, e começaria junto com você, no caso hoje, dia 24/04. Porém, meu visto não saiu antes da data e agora estou em dúvida se esperarei para começar só na próxima data, no fim de Maio. Quanto tempo seu visto demorou para sair? Sei que acabou de começar o curso, mas poderia me passar alguma impressão que já teve? Li no site da STB que nesse curso também é preciso fazer estágio obrigatório não remunerado. Eles falaram sobre isso?
Aguardo sua resposta!
Att
Juliana La Farina
Oi Juliana, bom dia!!
Então, meu visto demorou um pouco mais de dois meses, apliquei dia 9 de janeiro, os exames foram solicitados dia 24 de fevereiro e meu passaporte chegou em meados de março. Então se você já aplicou há pelo menos 1 mês e meio, acredito que dê tempo de começar em maio. Tem um grupo no Facebook chamado Esperando o CIC, eles me ajudaram muito, principalmente a linkar minha aplicação via papel para a online, isso me ajudou a acompanhar cada passo do meu processo.
Vamos falar do curso, ainda não posso te dar um feedback, pois ontem foi minha primeira aula, que é basicamente orientação. Mas em breve irei fazer um post sobre a minha primeira impressão da Greystone.
Agora sobre o estágio, não posso afirmar, mas procurando várias informações na época em que apliquei descobri algumas coisas. Quando paguei o curso, eu ia fazer o de dois anos, mas o Governo Canadense mudou algumas regras, com isso, na época o curso não foi considerado full time, então acabei mudando para de um ano. Nessa mesma época o Governo também passou a considerar que todos os estágios deveriam ser remunerados, lembrando que essa informações eu busquei sozinha, então não posso afirmar. Na verdade, tudo que aprendi para vim para o Canadá foi sozinha. No post sobre como comecei o meu plano eu falo dessa importância de depender somente de você. Mas enfim, durante os seis meses de curso você poderá trabalhar part time (20h semanais) e nos outros seis meses de co-op você pode trabalhar full-time.
Espero que eu tenha te ajudado 🙂 Caso tenha ficado alguma dúvida, pode me responder.
Chegando no Canadá, pode me procurar!!
Beijos
Olá Alinne, tudo bem?
Primeiramente parabéns pelo blog, tem sido bem útil pra mim que também pretendo fazer um college no Canadá.
Estou em dúvida entre dois curso, um no Canadian College e outro na Greystone. Sou da área de TI, mas pretende fazer um curso na área de negócios, já que meu foco professional é a análise de negócio.
Sobre a Greystone, qual sua impressão do curso, dos professores? Você já começou a estagiar?
Sobre o inglês, creio que tenho um nível parecido com o seu, sendo assim, como está sendo a adaptação?
Vi que você citou que conseguiu parcelar o curso. Você fez isso por meio de alguma agência no Brasil?
Desculpa tantas perguntas de uma só vez, é que pretendo dar entrada em tudo o quanto antes e estudar em Setembro ainda, se tudo der certo.
Bjs!!! 😚
Oi Darliane, obrigada!!! Fico sempre feliz com esse feedback! Vamos lá, estou acabando de escrever um post sobre o meu primeiro mês na Greystone, vou publicar até domingo, lá vai ter toda a minha impressão. Contudo, posso adiantar que o curso é o que eu esperava, mas como a maioria, ele tem os seus problemas, muitos brasileiros e acho também que há muitos alunos por sala. Eu já estou trabalhando, mas não é estágio, é em um restaurante.
Sobre adaptação, pra mim está sendo relativamente fácil, fiz amigos na escola, o clima está agradável, nem calor nem frio, em torno de 15 graus e a cidade é linda. Porém, esse não é o meu primeiro intercâmbio, então, fica mais fácil pra mim.
Parcelei o curso através de uma agência de intercâmbio no Brasil, existem várias que trabalham com a Greystone, a minha foi a CI.
Acredito que para vim em setembro desse ano esteja muito em cima, pois o visto demora em torno de 3 meses para sair. Qualquer dúvida estou à disposição!
Beijos,
Oi Alinne, vou esperar pra ler seu post. Talvez eu tente pra setembro ou novembro…estou atualmente nos Estados Unidos e pelo que pesquisei, aplicando daqui o processo é mais rápido. Vamos ver no que dá! 🙂
Obrigada pela resposta rápida e sucesso pra vc.
Ps.: Quem sabe a gente não se encontra por aí Rs
Oi Darliane, o post já está no ar. Precisando de alguma ajuda só mandar! Bjs
Oi Alinne,
Primeiramente parabens pelo blog. Tenho certeza que esta ajudando muitos brasileiros.
Atualmente estou fazendo um curso nos EUA e pretendo ir para o Canada no proximo ano.
Tenho algumas perguntas, desde ja agradeco qualquer ajuda 🙂
Vou fazer as perguntas aos poucos para nao tomar muito seu tempo, sei como e a falta de tempo morando fora.
Vamos la …
“Quando paguei o curso, eu ia fazer o de dois anos, mas o Governo Canadense mudou algumas regras, com isso, na época o curso não foi considerado full time, então acabei mudando para de um ano.”
Estou querendo fazer o “Diploma in internacional Bussiness Management”. Foi este que voce olhou?
Caso tenha sido, sabe se ja esta sendo aceito como full time?
“Na verdade, tudo que aprendi para vim para o Canadá foi sozinha.”
Voce disse que financiou seu estudo, a agencia tambem te deu suporte no processo de aplicacao ou voce fez tudo sozinha e usou a agencia apenas para aplicacao?
Obrigado!!
Olá Bruno, muito obrigada pelo feedback e desculpe pela demora, realmente fico muito sem tempo aqui.
Primeira questão. Não, eu faço o curso de Business Communication, mas minha roomate faz o IBM, e sim ele é considerado full-time e você pode trabalhar.
Usei a agência praticamente para pagar o curso, para ser bem sincera, ela me ajudou apenas no financiamento, quem correu atrás de tudo foi eu mesma, eu também fiz meu visto por teles, contudo, fui eu que fiz a maior parte do trabalho do visto.
Beijos
oiii, tudo bem?
Gostei muito do seu texto falando sobre o curso e sobre as oportunidades de estagio.
So fiquei com algumas duvidas referente a acomodação, se pode ser homestay, e se o estagio é remunerado.
Obg, e grande abraco!
Oi Ju, que bom! Obrigada pelo feedback.
Sobre homestay, sim, geralmente as escolas aqui oferecem a opção de homestay. Eu preferi airbnb pois geralmente casa de família fica nos subúrbios e um pouco longe da escola.
Já sobre o estágio, eles devem ser remunerados, mas a escola não te dá suporte para consegui-lo e nem garante que você irá arranjar, tudo será por conta própria.
Beijos,
Olá, Alinne [edited]. Tudo bem?
Estou vendo de ir para o Canadá através da Greystone College, mas surgiram algumas duvidas e acabei achando o seu blog na internet.
A agência que eu estou aplicando a minha ida disse que eu vou poder trabalhar desde o primeiro dia, sei que eh dificil arrumar emprego no primeiro dia, mas isso eh verdade?! Eu vou poder trabalhar enquanto estudo?
Depois de acabar o curso, escolhi a opção de um ano, eu vou ter que voltar pro Brasil ou poderei continuar no Canadá trabalhando?! Minha intenção eh fazer uma pós graduação na minha área. Desde já, agradeço a sua atenção.
Perdao, Alinne.
Oi Gabriel, desculpe pela demora! Bom, se você ainda não foi para o canadá, aqui vão algumas dicas e as respostas.
Sim, se você vai fazer Greystone college (co-op) você poderá trabalhar a partir do primeiro dia de aula, mas obviamente não é assim que se consegue emprego. Assim que você chega no Canadá, quando está passando pela imigração, você irá receber seu study e work permit, com posse dos dois você irá tirar o SIN (número que te dará direito a trabalhar, tipo uma carteira de trabalho aqui). Aí sim você poderá trabalhar, bom mas voê também precisa abrir conta em banco e ter um número de celular. Então você estará relamente empregado, somente na segunda semana.
Durante os seis meses de estudo você pode trabalhar meio período, 20 horas,quando termina você começa o co-op e pode trabalhar quantas horas quiser.
Você tem algumas alternativas quando acabar, aplicar para um college público ou para o work holiday (visto bem difícil de conseguir já que nós não temos direito, a gente só consegue pagando, porque basicamente compramos ele de alguém, e sim isso é legal, porém super caro).
Beijos
Olá Aline, vi que você comentou que você parcelou em 10x o seu curso. Foi por qual agência?
Oi Viviane, eu fiz pela CI