Primeiro mês Greystone College

Hey, I`m back!

Quando você começa a ler nos blogs que as pessoas ficam sem tempo quando se mudam, infelizmente é verdade. Desde que cheguei em Vancouver, não parei. Inclusive já arranjei um trabalho, não na minha área, é claro, mas um que me ajuda a pagar as contas, porque sim, Vancouver é uma cidade cara (mas o tema de como arranjei meu primeiro trabalho é pra outro post).

Mas vamos ao que interessa, certo! Vou dar meu primeiro feedback sobre a Greystone College. Estava esperando terminar a aula de co-op para poder falar mais um pouco detalhado, tanto sobre o curso quando as aulas de placement.

O curso de Business Communication é dividido em 6 termos, sendo que todas as turmas estão aprendendo o mesmo conteúdo, só que com professores diferentes. Por exemplo, a primeira matéria é Write Basic Documents e tem mais três turmas dando o mesmo conteúdo. O próximo termo, vai ser a mesma coisa, uma nova matéria que as quatro turmas irão aprender simultaneamente, podendo ser com o mesmo professor ou com um novo.

Outro ponto que achei interessante, alguns podem não gostar, é que a turma é misturada com alunos recém chegados com aqueles que já estão, por exemplo, no último mês antes de começar o estágio. Isso é bom para dar uma misturada e você ter a oportunidade de sempre conhecer gente nova, porém, pode acontecer da nivelação não ficar muito boa em relação ao conteúdo. Eu até que gostei!

Um ponto negativo da escola é o número de brasileiros, realmente, tem bastante. Minha turma tem em torno de 15 pessoas (achei também esse número alto por turma), sendo desses, 11 brasileiro, isso dificulta a aprendizagem em inglês. Por mais que você tenha que falar em inglês em sala de aula, você sempre vai conversar em português com os seus amigos.

Já sobre os materiais, assim que você começa o curso, recebe um livro, mas que será pouco utilizado, os professores acabam dando mais folhas com conteúdos e exercícios (desperdício de dinheiro, já que pagamos caro pelos livros). Uma coisa boa pra quem está trabalhando e não tem muito tempo, os professores desse curso não passam trabalho de casa, contudo, quem faz International Business, por exemplo, terá bastante homework.

Livros da Greystone
Livro do primeiro termo (Write Basic Documents) e o livro do segundo termo que comecei essa semana.

Em relação ao conteúdo, estou gostando bastante. Os professores deixam bem claro que não é um curso de inglês e sim um de business. Você aprende, nesse primeiro módulo, por exemplo, como escrever e-mail, cartas formais e informais, ou seja o dia a dia escrito em um escritório.

Já sobre as duas semanas que você terá aula de co-op (serão quatro semanas de aula ao todo, sendo duas no primeiro mês e duas no quarto mês) também gostei. O professor te ensina a fazer currículo canadense, cover letter, explica sobre imposto de renda, como procurar emprego na sua área, ou seja, verdadeiras dicas de um canadense em como conseguir emprego. Porém, ressalto que eu tive sorte com esse professor, pois muitos amigos reclamaram que fizeram aula de co-op com outros professores e ficaram duas semanas apenas montando currículo.

Acho que é isso. Sorry pela demora em fazer esse post, realmente o tempo aqui acaba sendo mais corrido, principalmente quando você começa a trabalhar. Além disso, foi feriado essa semana, então aproveitei para viajar para Seattle e Portland (vou escrever em seguida um post sobre esse bate e volta nos Estados Unidos). Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a Greystone, podem me mandar mensagem que vou adorar ajudá-los.

Beijos,

Alinne Rodrigues – @alinnear

Anúncios

9 comentários sobre “Primeiro mês Greystone College

  1. Oi, Alinne! Tudo bem? Adorei o blog! Foi fácil encontrar trabalho em Vancouver? Como é a questão de transporte na cidade? Se possível, fala mais sobre a sua residência e estrutura da escola. Os professores são realmente bons? Desculpa a quantidade de perguntas, é que não encontrei muito feedback online e queria saber a sua opinião. Muito obrigada! :))

    1. Oi Bárbara!!! Vamos por tópicos.
      O trabalho foi bem fácil arranjar, consegui na segunda semana, porém como expliquei não é na minha área, é em um restaurante. Como está chegando a temporada de verão, tem muitos lugares contratando, muiiito mesmo. Qualquer rua de downtown que você passe tem um “we are hiring”, mas você consegue verificar através do https://vancouver.craigslist.ca/ ;
      Não posso opinar muito sobre transporte público, pois não sou de utilizar. Moro em downtown perto da escola e do meu trabalho, ou seja, faço tudo a pé, quando tenho que pegar bus ou skytrain, eles são ótimos. Acho que o skaytrain abrange muito bem a cidade.
      Vou fazer em breve um post sobre estrutura da escola e valores de apartamento para quem está vindo sozinho, mas já adianto que a estrutura da escola é boa, exceto o banheiro, e ap em downtown é bem caro.
      Os professores, como expliquei no post, são variados, o do meu primeiro termo eu não gostei muito, mas o desse estou amando, ele é ótimo, super dinâmico, ajuda muito a gente com gramática, mesmo esse não sendo o foco do curso, explica muito bem. Em suma, estou gostando do curso, apesar de muita matéria relacionada à comunicação eu já ter dado na faculdade.
      Caso tenha ficado alguma dúvida, pode me mandar que vou adorar ajudá-la.

      Beijos

  2. Melhor pessoa que podia ter encontrado em meio a tempestade pela qual passo. Aguardo ansiosamente mais novidades. Bárbara, se for pra Vancouver, tem chances de já ir com amigo feito 😉

  3. Oi Alinne, tudo bem? Estou achando ótimos os seus posts, estão me ajudando bastante! Mas ainda estou um pouco em duvida em relação ao curso de Business Communication… ele tem matérias relacionadas a administração ou é bem focado no ambiente empresarial interno como escritório, documentos, etc? Faço engenharia de produção e adoro a área de negócios,mas não sei se vai ser o que estou esperando… O que você pode falar com sua experiencia nele? As matérias que você já fez estão sendo como? Obrigado!

    1. Olá Claudio,

      O curso é voltado para o ambiente de trabalho, como escrever e-mails, como se relacionar com o colega de trabalho, como trabalhar com pessoas de outras culturas, como é o serviço ao cliente, etc. No seu caso eu indicaria o IBM (International Business), contudo, o inglês deve ser avançado para esse curso.

      Vou escrever em breve um post sobre a última matéria que estudei, que foi sobre o relacionamento com colegas de trabalho e liderança, mas já adianto que não tem nada de novo, tudo que praticamente já aprendemos nos Brasil no nosso dia a dia no trabalho.

      Beijos,

  4. Aline, eu gostaria de saber se essa escola te da a possibilidade de trabalhar full time após o termino do curso.

    1. Olá, o modelo de curso co-op da Greystone é assim, 6 meses de curso com visto part-time, depois 6 meses de trabalho full-time, quando você termina pode até tentar aplicar para o pgwp, mas as chances são quase mínimas de conseguir, pois não é um college público.

  5. Olá Alinne.
    Vou para Vancouver e começar o curso em Janeiro, mas apesar de ter passado na prova e selecao tenho medo do Ingles, pois meu nível é intermediario (eles mesmo falaram isso apos a entrevista). Apesar de você ter o inglês avancado, você acha que daria para eu
    acompanhar as aulas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s