Oi pessoal,
Sei que tem um tempo que não escrevo, mas depois que terminei a Greystone e comecei o co-op (para quem ainda está perdido, são 6 meses de curso + 6 meses de trabalho, chamado de co-op) , minha vida ficou realmente corrida, tenho trabalhado bastante. Essa cidade é maravilhosa, mas também é bem cara. Além disso, em dezembro me mudei para um novo apartamento, ou seja, a mudança me sugou bastante.
Mas vamos ao que interessa, como é a vida no Co-op?
Antes de terminar a Greystone eu havia trocado de emprego, trabalho agora em uma produtora de sucos naturais, tipo a Green People aí do Brasil. Decidi continuar nesse emprego, pois eles assinaram meu co-op. Bom, o que isso quer dizer?
Quando terminar a Greystone, você deverá procurar um emprego/estágio na área do seu curso, porém a realidade não é bem assim. A maioria das pessoas que conheci, fazem co-op com survival job (loja/restaurante/valet/etc) por vários motivos, mas o principal é realmente a dificuldade de achar um emprego em um escritório, impossível não é, pois conheço pessoas que trabalham em office.
Quando se trabalha com hospitality, seu cargo deverá ser de supervisor, assistente de gerente, etc, para que seja aceito como co-op. A realidade é que muitas pessoas continuam trabalhando como garçom, mas no formulário de co-op colocam um cargo mais elevado.
Eu preferi continuar na área de hospitality por diversos motivos, óbvio que sinto saudade daquela vida de escritório de segunda a sexta, 8h por dia sentada na frente do computador. Contudo, tive que pensar no meu futuro aqui e decidi, quando me formei, não procurar “estágio”. O principal motivo foi o dinheiro, eu ganho muito mais no meu atual trabalho do que eu ganharia em um office (que seria o mínimo de 11.35 por hora). Meus horário são mais flexíveis, não preciso trabalhar de seg/sex de 9am to 5am (isso me ajudará se eu realmente for fazer BCIT). Enfim, existem outros motivos, mas um decisivo foi realmente gostar do meu trabalho, não é o dos sonhos, é muito cansativo, beleza zero (muito mop e louça pra lavar), mas os prós ganham dos contras.
Se você está vindo pra cá e já está desesperado com o co-op, saiba que não é difícil arranjar uma posição, só basta ter a mente aberta e saber que você poderá trabalhar com hospitality. Para você se acalmar mais um pouco (LOL) a Greystone ajudará você a achar uma vaga. Não sei bem como funciona, pois achei meu emprego sozinha, mas recebo e-mail deles diariamente com novas vagas abertas. Lembro que no nosso login de aluno no site deles, existe um formulário para você preencher caso não tenha achado emprego, acredito que eles irão te ajudar, não só a achar um vaga, como te orientar em relação ao currículo, como fazer uma entrevista, etc.
Por último e não menos importante, depois que você começa o co-op, a cada quatro semanas terá que enviar um relatório online para eles sobre como anda seu emprego, são perguntas básicas de como está sendo sua experiência.
Acho que é isso, pessoal! Espero que eu tenha ajudado com as dúvidas em relação ao co-op da Greystone.
Beijos,
Alinne Rodrigues (@alinnear)
Muito legal! Pensava em imigrar pra lá e usar o estudo como porta de entrada, mas não sei se isso seria viável após seus relatos. Creio que o Greystone não seja elegível para aplicar num PGWP, então realmente acho que preciso buscar uma alternativa um pouco mais cara de estudo, infelizmente.
Oi Moisés,
Não, a Greystone não dá direito ao PGWP, pois é uma escola particular. No site do CIC você acha as escolas que oferecem o PGWP após o seu término. Algumas delas são :BCIT, Douglas e Langara. Lembrando que mesmo que você curse um college público existe a possibilidade do seu PGWP ser negado. Fiz a Greystone pois foi a forma mais barata, com visto de trabalho e com um ano de visto.
Beijos
oi Aline,
Voce conseguiu encontrar trabalho rapido assim que comecou o co-op, e agora que voce terminou o curso de 1 ano, conseguiu mudar o seu visto para Trabalho permanente?
Oi Italmar,
Como expliquei no post, eu continuei no mesmo emprego que já estava, lá eles aceitavam alunos de co-op. Ainda não terminei o curso, o programa dura 1 ano, porém estou há 10 meses no Canadá. Não existe um visto de trabalho permanente, o que existe são alguns tipos de visto de trabalho. Você pode estudar em um college e conseguir o visto de trabalho, pode aplicar para residência permanente (famoso PR) ou conseguir um empregador que te “sponsore”, ou seja, seja responsável por você no país (opção um pouco difícil).
Legal Aline, primeiramente obrigado por compartilhar suas experiências com as outras pessoas que buscam imigrar para Canadá. Quanto a esse curso co-op, você fala de um vocacional, correto? Segundo, como não tenho ainda grana suficiente para ir direto ao College, penso em fazer esse co-op vocacional para levantar grana enquanto estiver aí, mas seria possível após o término desse curso, aplicar para outro vocacional co-op, para estender por mais um ano a permanência? Atenciosamente, Mozart Cristiano.
Oi Mozart,
Até seria possível, contudo, há grandes chances do visto ser negado, pois o governo não entende o porquê você quer fazer o “mesmo”curso. A Greystone oferece curso de 2 anos. Dá uma pesquisada no site deles, acho super fácil e didático o site.
Beijos
Olá Alline!
Você já tem planos após o termino do College? Pretende continuar? Gostaria de realizar o mesmo curso que o seu, mas fico em dúvida em como aplicar o visto após o final do curso, pois gostaria de aumentar o visto.
Obrigada
Estou pensando em fazer um curso no Greystone Cllege, contuto tenho a impressão de que os cursos são muito ruins. Não consigo achar pela internet ninguém que me informe sobre a qualidade dos cursos ou sobre a estrutura que o College tem para oferecer aos alunos. Como você já cursou, o que pode me dizer sobre a escola?
Oi Alexandre, desculpe pela demora! A Greystone não é o melhor college do mundo, mas já falei aqui algumas vezes, custo benefício pra mim foi ótimo. Tudo depende do seu objetivo. A estrutura eu acho boa sim.
Bjs