Residente finalmente!

Ontem fui ao SEF, para atender ao “Comunicado de Comparência” que recebi, ou seja, a minha cartinha!!!

Na carta dizia que eu ligasse par ao SEF e marcasse uma data, e que nesta data eu levasse meu passaporte, a carta e o recibo de solicitação.

Eu, como todo bom brasileiro, tô acostumada com a burocracia, levei tudo a tira colo: comprovante de inscrição e número do contribuinte do meu marido, certidão de casamento, cópia do BI dele, comprovante de inscrição na segurança social, fotos 3×4, identidade brasileira, passaporte, cartinha e o recibo.

Estava marcado para as 9:30, mas eu já sabia que teria que pegar uma senha. Me arrumei toda (porque não sabia se ia ter que tirar foto de novo, ou se fariam mais um inquérito, queria estar bem apresentável, oras!), saí de casa lindamente, com toda a calma do mundo. Cheguei a tempo de pegar o comboio na estação, fiz a correspondência (é assim que chama a baldeação) para o metro, desci na estação Parque, andei uns 20m até o SEF.  Entrei no SEF exatamente às 9:38.
Cheia de orgulho, falei com a menina que distribui as senhas: “eu tenho uma marcação às 9:30, recebi esta carta” e entreguei a ela a cartinha.
A mocinha me respondeu: “ah, pois! é para levantar (pegar) o cartão”.

Fiquei toda prosa, porque eu achei que ainda ia esperar o cartão chegar em casa.

Peguei minha senha: C0041.
Ainda estava no C0025. Achei que ia mofar… Quando ia dar 11h, minha senha pisca na tela de LCD (eu mencionei isso? todas as telas são de LCD, tem o anúncio do número que foi chamado em português e em inglês e ainda por cima passa o canal RTP1 passa no canto da tela). Sentei, toda sorridente, cumprimentei a outra menina que me atendeu, entreguei pra ela a carta, e ela me pediu o recibo da minha solicitação.

Depois que ela me pediu o recibo, ela pediu também o passaporte.
Disse que eu aguardasse um minuto e sumiu. Em exatamente um minuto a menina voltou, com um cartão de papel, que parece uma carteirinha de vacinação, que tinha a minha foto. Ela devolveu-me o passaporte apenas e pintou meu dedo indicador da mão direita, carimbou minha digital no cartãozinho, me deu uma senha para a tesouraria, e pediu que eu fosse lá pagar uma taxa de 7€. Perguntei se eu voltaria lá para alguma coisa. Ela disse que não, da tesouraria eu ia embora direto.
Detalhe importante: ela não me pediu nenhum documento além, só o que foi pedido na carta… que mágico!!!

Peguei minha senha K0032, que piscou na tela de LCD em menos de dois minutos, paguei minha taxa feliz da vida, assinei um documento que dizia que eu estava recebendo meu cartãozinho e pronto. Estou residente!!!!!

Achei estranho porque eu tinha visto um monte de gente com um cartão magnético, que tem um chip, uma fotinho, meio avermelhado, sabe? E o meu é um cartão de vacinação? Mas será que eu pedi o cartão certo? Será que é esse cartão que me possibilitará trabalhar? E se eu quiser desbravar a Europa? Vou poder ter livre circulação com um cartão de residente, de papel, todo escrito em português?

Voltei pra fila das senhas. Queria tirar essa dúvida.
Uma moça, nada simpática, me atendeu. Disse a ela que eu tinha acabado de pegar o cartão, e queria saber se preciso tirar um outro documento agora, ou se é esse o meu cartão definitivo.
Aí, ela toda debochada, disse assim: minha senhora, esse é o cartão que a senhora vai usar como identificação; é o cartão que a senhora pode trabalhar; é o cartão que a senhora pode viajar; é o seu cartão.

Agradeci (claro, mamãe deu-me bons modos) e me dirigi ao DGI (Direcção Geral de Impostos), pra solicitar o meu Número do Contribuinte (que eu não sei se a sigla é NIC, NIB ou NIF). Fica ali pertinho do SEF, andei um pedacinho só. Cheguei lá por volta de meio dia. Esse demorou… e a minha senha era G0016, e estava no G0010 na tela há mais de uma hora. Eu já estava preocupada, achei que ia ficar ali o resto da tarde, porque só chamavam as senhas pra entregar o Imposto de Renda (IRS), que o prazo termina agora no dia 15/04. Mas do nada, começaram a chamar as senhas “G” e eu fui atendida, eram umas 14:30.

A moça que me atendeu lá foi simpática, mas estava meio perdida. Depois ela se achou e conseguiu tirar meu documento. Sorte a minha que eu levei tudo a tira colo, porque ela teve dificuldades de entender que eu sou casada com um português e estou residindo cá em Portugal, quero trabalhar e pagar impostos, por isso estava ali. Então ela pediu ajuda aos universitários rsrs
Deu tudo certo. Já tenho meu número do contribuinte e meu cartão de residente. Para trabalhar já basta.

À noite, meu marido lindo, ciente das minhas dúvidas sobre o meu cartão de vacinação rsrs, pesquisou na internet.
Aquele cartão magnético, vermelhinho, com a fotinho do indivíduo é como o cartão do cidadão, que reúne todos os números de documentos de um estrangeiro. Tem um padrão comum a todo o espaço da UE, e é com ele que eu posso viajar sem ser barrada ou deportada (porque meu visto de turismo no passaporte tá mais do que vencido, e qualquer fronteira que não seja atendida pelo SEF – fora do território português – que peça meu passaporte e veja a data do meu carimbo me colocaria no primeiro vôo para terra brasilis. Não, obrigada).

Dentro do território português, eu tenho direitos tais como os portugueses. É o estatuto de igualdade, promulgado no Tratado da Amizade, entre Brasil e Portugal (by FHC).

Fora dele, só com esse cartãozinho fofo, lindo e magnético, que tá no padrão UE. Para pedir esse cartão eu preciso pelo menos do número do cartão de residente (eu tenho!!), número do contribuinte (também tenho!!) e do número da segurança social (não tenho… ainda!).

A inscrição na segurança social será feita pelo meu primeiro empregador, ou seja, meu primeiro emprego!
E agora estou na busca da minha primeira oportunidade profissional do lado de cá do oceano.
Do jeito que estou ansiosa pra trabalhar, acho que todo qualquer tipo de serviço, mas vou começar procurando pelo o que eu já fazia no Brasil: resolver problemas de faturamento, cobrança e cadastro em empresa de telecom.

Wish me luck!!!

Anúncios

5 comentários sobre “Residente finalmente!

  1. Oi gostei muito de ouvir a sua historia porque e bem parecida com a minha. Sou casada com um portugues e gostaria de tirar meu cartao cidadao. Se quiser esse e o meu msn pra conversarmos.

  2. Ufa…Depois de tanto trabalho parabéns! Vou buscar meu cartao na proxima semana,tambem nao tenho numero de segurança social,mas sera rapido pois estou gravida e vou precisar para dar entrada no seguro pre natal. Depois nao sei aonde devo me dirigir para aquisiçao do outro cartao, o tal reconhecido na UE. sera novamente no sef? Se tiver mais informaçoes a respeito e puder me dar este help,ficarei imensamente agradecida.
    Ate mais e boa sorte no novo trabalho.

  3. Oi gostei muito do que vc escreveu, tb sou brasileira casada com portugues e tou bem perdida, gostaria muito de poder conversar com vc não conheço ninguém aqui. E tb ja não aguento esta em casa sem trabalhar, gostaria muito de saber se vc ja conseguiu seu trabalho. Podemos conversar? abraços

  4. Olá adorei sua historia ,nos miiiiinimos detalhes rsrsrs…
    Gostaria de tirar uma dúvida,acabei de receber minha “carteira de vacinação” rsrsr..sei que com ela posso arrumar trabalho aqui em Portugal,
    será que posso com esse cartão de residênte viajar e trabalhar nos Países da comunidade Européia ou para isso teria que ser aquele cartão magnético com a fotinha que seu marido pesquisou e onde pode ser tirada,obrigado desde já .Edy

  5. Olá, boa noite!
    Recebí o meu “cartão de vacinação” há pouco tempo e vim pesquisar na net qual seria o próximo passo para trabalhar aqui em Portugal. Por sorte, encontrei o “seu cantinho” e adorei. Se não for pedir demais, gostaria de manter contato com vc, já que tb ainda não tenho amigos aqui. Se não for abusar de sua boa vontade adicione-me para nos conhecermos e trocarmos algumas ideias.
    Fique em paz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s