Aqui existem algumas tradições, que particularmente eu acho uma gracinha.
No domingo de Ramos, os afilhados oferecem à madrinha e ao padrinho algum raminho, seja uma orquídea ou uma samambaia. Na sexta feira Santa não come-se carne, apenas peixe. No sábado ninguém malha o Judas. No domingo a família se junta para almoçar, e no menu geralmente há cordeiro ou porco. O meu almoço de Páscoa foi em família, no Norte do país, e na mesa tínhamos um leitão, salada de alface e batatas chips. De sobremesa: pão de ló, aletria e salada de frutas. Tudo bem tradicionalmente português.
O padrinho/madrinha, que ganhou um raminho de seu afilhado no domingo de ramos, presenteia o afilhado com um folar da Páscoa. Eu ainda não entendi muito bem como é esse folar. Pelo que li na internet é um pão doce que tem um ovo cozido, com casca e tudo, no meio. Coze-se o ovo, e coloca-o dentro da massa do folar e põe pra assar, tudo junto. Estranho? Um pouco…. Mas eu vi outras receitas de folar, que são salgadas e recheadas com chouriço… Hummmm… Isso sim deve ser uma delícia.
Alguns padrinhos oferecem aos afilhados aquelas amêndoas, cobertas com açúcar ou com chocolate. Dizem que a amêndoa é uma representação de Cristo. Eu sinceramente não entendi essa comparação. Enfim…
Depois do almoço de Páscoa tem a visita pascal.
São pessoas da Igreja que visitam os lares próximos à Igreja, trazendo uma mensagem de paz, dando a notícia que Jesus ressuscitou. Então as pessoas são aspergidas com água benta, depois da leitura da mensagem reza-se um Pai Nosso e então o mensageiro leva o Cristo crucificado pra cada um beijar (simbolicamente) os pés. Então todos se cumprimentam, desejam feliz Páscoa uns aos outros, e deixa-se uma rosa na casa visitada.
Não me lembro disso no Rio. A única tradição semelhante é a Via Sacra, que acontece na Sexta Feira Santa. Algumas casas no quarteirão da Igreja ficam com uma passagem, têm uma vela acesa à porta, sobre uma mesa, a Bíblia e algo que lembre uma das etapas da via Sacra. E só.
Eu achei legal. Não tinha como ser diferente, um país super católico como Portugal certamente manteria determinadas tradições.
Feliz Pascoa, nem.
Muita saúde e paz.
Estou com saudades.
bjos
Ola, ha algum tempo atras te escrevi no blog, pois estava planejando minha ida aos estudos em Lisboa. Daqui a 10 dias encontro meu orientador que vem para SP e devo depois entrar nos processos consulares, se tudo der certo estou por aí em julho. Li mais alguns post hoje, e adorei as informações, principalmente o post sobre a hora de arrumar as malas! Podemos manter contatos, para eventuais duvidas? Abraço, Cris.