Dentre algumas heranças que tive da gravidez (gordura, dores nas costas, uns fios de cabelo branco) fui presenteada com rachaduras nos calcanhares. Do dia que descobri que estava grávida, para o dia do parto, eu engordei 13kg. Não é muito, mas eu não sou magrinha (e nem pretendo ser), e tinha acabado de vir de Londres, onde passamos nossa segunda lua de mel. Nem preciso dizer que comi horrores!! Fiz turismo cultural e gastronômico. Comi tanta porcaria e tanta coisa boa, que devo ter engordado mais uns 3kg em apenas 5 dias. Então vamos fazer de conta que engordei 16kg (sim, porque eu já estava grávida quando fui para Londres, e só descobri no dia seguinte ao nosso retorno).
A forma roliça que eu fiquei não me permitia abaixar e alcançar os pés (ou mesmo enxergá-los), e o excesso de peso castigou muito o meu calcanhar. Os pés ficaram ressecados (o clima aqui vocês já sabem que não é muito bom pra pele) e eu só descobri quando vi sangue dentro de um sapato. Sim, meu calcanhar fez uma ferida tão feia que sangrou.
Comprei um creme da Vichy, que resolveu em dois dias a ferida (e a dor), mas depois que o bebê nasceu eu esqueci que tinha vida e nunca mais cuidei de mim. Agora estou começando a me organizar, e consequentemente arranjo pra mim uns 15min por dia. Parece pouco, mas tudo o que eu quero às vezes são uns minutinhos de descanso, sentada no sofá vendo tv, com a minha cachorra do meu lado. Amo meu filho, não me levem à mal. Sou tão preocupada que não consigo nem mesmo dormir horas direto, sempre acordo algumas vezes de madrugada pra conferir se ele tá bem, confortável, respirando… Mas é muito cansativo e pra não surtar, um time-off é uma dádiva.
Voltando ao tema…
Por não ter mais me dedicado a mim mesma, parei de cuidar do meu pé, e aumentou a quantidade de rachaduras e meu pé ficou ainda mais ressecado. Não sangrou mais, e nem doi como antes, mas não sinto conforto. Pesquisei na internet algo sobre pés rachados/gretados, e aparecem milhares de receitas caseiras, mas ninguém aborda cremes prontos, se funcionam mesmo, etc.
Eu vou fazer uma experiência com o tal creme da Vichy (Podexine, Cracked Heel Repairer), que custa em torno de 7€ aqui em Lisboa.
Vou aplicar esse creme sempre após o banho e antes de dormir.
Para vermos o resultado, posto uma foto do meu calcanhar, em estado deplorável.
Depois de umas semanas notei uma melhora, e efetivamente ficou sem esse aspecto asqueroso depois de quase dois meses. Mas fato é: no momento que eu relaxei e deixei de hidratar, ele voltou a ressecar e a rachar novamente…
Em comparação a mim, você engordou muito pouco. Eu ganhei 22kg em cima de meus 1,58m e 54kg. Fiquei imensa e irreconhecível. O que ganhei com isso? Dores nas articulações, porque era peso demais em cima de mim de uma hora para outra. Não ganhei calcanhares gretados, mas o meu cabelo ficou irrepreensível. Ficou tão bom… Não caia nem um fiozinho. Foi só a menina nascer, para começar a minha agonia eterna contra a queda de cabelo. Ainda bem que tenho muuuito cabelo, senão já tava careca.