Mulher brasileira em Portugal

Tive que esperar uma semana para escrever este post.
Primeiro, porque precisei deixar “o barro secar”. Sabe aquela história da menina que suja o vestido da outra com barro molhado, e era o vestido favorito, e a menina do vestido sujo nunca mais queria falar com a outra amiguinha, até que a mãe dela disse “deixa o barro secar”. Pois é… Tive que controlar meus instintos rsrs

E depois porque eu queria colocar a matéria na íntegra aqui no blog, e pra achei melhor esperar a revista sair da banca.

Refiro-me à revista FOCUS, que equivale à Época no Brasil.

Li a matéria inteira, com muita atenção, e concluí que a capa é muito ruim para a imagem das brasileiras aqui, e a matéria é muito ruim para a imagem das portuguesas em casa.
Imagino agora que os maridos estejam assim para suas esposas: “tás a ver? tens que gostar mais de si e parar de contar as calorias de tudo que comes!” ou “e então? tás a ver como é bom experimentar acessórios para nossa intimidade conjugal?”. E como consequência, imagino as portuguesas tendo ainda mais raiva das brasileiras… Por causa de uma matéria que, resumidamente, entitula as brasileiras como mestres de sedução e peritas em manter um relacionamento.

Vou deixar aqui a matéria, digitalizada, na íntegra, directamente da revista FOCUS, que eu comprei na semana passada.
Para ler, clique sobre a imagem e vai abrir a página digitalizada em alta, é só activar o zoom do navegador para ler todos os detalhes.
Queria saber a opinião de vcs a respeito, começando pela capa…
E eu sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas… essa capa…

Capa Focus 565/2010
Focus 565/2010, pág 116
Focus 565/2010, pág 117

Focus 565/2010, pág 119
Focus 565/2010, pág 120
Focus 565/2010, pág 121
Focus 565/2010, pág 122
Focus 565/2010, pág 123
Focus 565/2010, pág 124
Focus 565/2010, pág 125
Focus 565/2010, pág 126
Focus 565/2010, pág 127
Anúncios

16 comentários sobre “Mulher brasileira em Portugal

  1. Olá…gostei do seu blog!!!…bem interessante!!!…Sobre seu último post, bem…faço parte dessa estatística de 2009, mas não moro na terrinha…tou no lado de cá!!!..rsrsrs…e gosto muito da tuga, mas para passeio!!!…Andei lendo seu penúltimo post e consigo compreender o pq das pessoas não gostarem de viver ai!…não estão na sua terra, não têm boa receptividade, em geral, e acho que deve ser bem difícil viver à margem de uma sociedade que não é a delas…enfim…
    Sobre o post da revista, não deu para lê-lo…mas acredito que trataram as mulheres, como objeto…principalmente a brasileira. Os amigos do meu marido qdo me conheceram comentaram com ele que me acharam séria demais para uma brasileira…ou seja…compraram a idéia vendido pelo brasil: mulher e samba…rsrsrs…enfim..acredito que o motivo da atrãção do portugueses está mais pelo tipo de relacionamento do que pelo resto…e realmente pelo q pude perceber somos mesmo mais companheiras e carinhosas…enfim…mas no geral, não gostei desse artigo!…Voltarei aqui!…escreva mais!!!…bjs

  2. Olá,
    Li toda a reportagem. Moro em Lisboa mas no momento estou no Brasil. A discriminação q senti foi relamnete por parte de algumas portuguesas, já o homem portugues nunca me tratou com falta de respeito. Agora concordo ctg guado se refere que a capa é péssima p a imagem da brasileira mas infelizmente é esse tipo de capa que as proprias agencias de propaganda fazem a respeito da mulher brasileira, já o conteúdo interno da reportagem é fraca quando apontam as brasileiras como deusas e isso não é verdade, somos mulheres como qualquer uma, diferenciamos-nos pela cultura pela historia do nosso país e sua miscigenação e é normal que nosso comportamento seja diferente pois somos outro povo. Falo isso em relação a qualquer outra cultura, cada uma tem suas particularidades. Claro que somos doces, alegres bem humoradas e vaidosas faz parte da nossas heranças géneticas desde que o brasil iniciou sua jornada ao mundo. Voltando ao conteúdo da revista el em si desqualifica a mulher portuguesa algumas podem até ser mais introspectiva mas como disse faz parte da sua cultura. O que não podemos e nem devemos (brasileiras e portuguesas) é estigmatizar-nos pq cada pessoa é diferente com sua história de vida que moldam a personalidade de cada um. Respeito é mão de via dupla.

    bjs.

  3. Olá!

    Gostei bastante do seu blog que encontrei por acaso. Este post é muito interessante. Não li o artigo ainda, mas de facto a imagem que passa das mulheres brasileiras nos media é essa… Tenho amigas brasileiras e já falámos sobre esse assunto e a opinião acaba sendo que as mulheres portuguesas são mais conservadoras e antiquadas. Em parte é verdade, eu concordo. Acho que o choque cultural vem de as mulheres portuguesas serem demasiado fechadas, demasiado tímidas, demasiado difíceis, se calhar mais frias, até. A fama das mulheres portuguesas é de que são muito, muito difíceis de conquistar por um homem (e são!!). Até há poucos anos não havia o culto da beleza feminina e do corpo. Anos de ditadura, o catolicismo castrador em Portugal levaram a um fechamento e a uma quase anulação da mulher, o sexo e o corpo foram tabu durante a grande maioria do Séc. XX. É óbvio que os homens portugueses se sentem, muitas vezes, encurralados… Mas isso está a mudar… Acreditem… Nem todas as mulheres portuguesas vêm as brasileiras com desdém e nem todas as portuguesas são frias e pouco acessíveis. Da mesma forma que nem todas as mulheres brasileiras, pelo contrário, são samba no pé e show de bumbum. As mulheres portuguesas têm muito a aprender com as brasileiras e se calhar o inverso também. Pessoalmente, gosto muito da maneira como as mulheres brasileiras sabem se cuidar, são orgulhosas do seu corpo e do seu aspecto e, quase sempre, acessíveis e simpáticas. Viva a alegria brasileira de viver!

    Tudo de bom para si e para o seu blog!

    Abraço

    Marisa

  4. Bem, pra mim, esses relacionamentos acontecem, como aconteceria com qualquer outro grupo de pessoas, independente de onde estão ou de onde são. E preciso dizer que no Brasil, há pessoas de n tipos, inclusive eu, primeiro gosto de conhecer as pessoas tanto os amigos quanto os relacionamentos, se tivermos afinidade legal, se não eu me afasto e falo apenas o necessário. E não gosto de gente sem educação, sem noção e sem bom senso. Então, realmente, não da pra generalizar sem conhecer cada um antes.

  5. Bom, sobre a capa é realmente horrível, essa bunda nem se parece com de brasileira, magrela demais, a matéria não pude ler pois está fora de foco quando dou zoom, mas existem mulheres de todos os tipos em todos os lugares, tbm estou apaixonada por um português e ele é muito libidinoso, e me disse que as portuguesas são muito reservadas sexualmente, talvez seja uma questão cultural, mas isso não quer dizer que toda brasileira é tão desenvolta ou puta, as portuguesas tbm são lindas e com certeza existem as que são mais soltinhas na cama, acho que isso é de cada um.
    Sou brasileiros e estou morrendo de medo de ser mal tratada e sofrer preconceito quando eu for aí.
    Beijos

    1. Eu não sei se isso tem a ver com nacionalidade, o que acho é que achar alguém que gosta da gente, é muito dificil, tem que ter paciência.. Eu conheci um Português, não posso dizer que ele é santo, mas ele parece ser muito bonzinho, talvez eu tivesse tido a paciência de encontrar alguém parecido comigo em muitas coisas, não por causa da nacionalidade.. Eu simplesmente encontrei ele, e ele me encontrou.. Não sei como, mas eu acho que Deus sabe de tudo, conhece o nosso coração e sabe do que é a gente precisa.. Eu simplesmente ô conheci.. Achei incrivel quando ele disse que a fruta favorita dele era manga, e eu respondi que eu comia manga todo dia.. A gente tem os mesmos gostos, e vivemos praticamente iguais.. Não sei, não vou adiantar nada porque Deus sabe o que faz, mas eu adoro receber as mensagens dele todos os dias, e os videos engraçados que ele gosta de assistir… Incrível que ele acerta até as músicas que eu gosto…. Parece que a gente já se conhecia..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s