Foi o que nos tirou a Luka.
Dia 27 fará dois meses que ela partiu. E ao mesmo tempo que parece uma eternidade, eu ainda me pego olhando pro sofá pra ver se ela tá ali dormindo, ou chego em casa a espera de ouvi-la descer do sofá e vir encontrar com a gente.
Saudade é o que tenho hoje. E um pouquinho de dor também. Mas o sentimento de que eu também estava morrendo por dentro passou. A sensação de falhanço, por achar que foi culpa minha ela ter desenvolvido a doença, tomou conta de mim por algumas semanas, mas por fim cheguei a conclusão de que fizemos tudo o que podíamos.
Tudo começou em Outubro/2014. Eu ainda grávida da Liv, deitada no sofá, e a Luka se aproximava de mim e deitava com a cabeça na minha barriga e me olhava. E eu ficava toda “oooooohhhhhh que linda” com ela e puxava ela pra dar-lhe beijos e abraços. Minha cachorra é demais. Era. Não consigo me acostumar com a conjugação no passado.
Eis que numa dessas vezes notei uma manchinha no focinho dela. Esperei uma semana e quando apareceu também uma manchinha ao redor de um dos olhos, levamos ao veterinário.
Chegando lá a Vet disse que não estava nada contente com aqueles sintomas. Nos fez uma série de perguntas (se ela tinha comichão, se comia bem, se fazia xixi e cocô, se houve alteração no comportamento) e colheu amostras da pele pra fazer uma citologia. E esperamos semanas e… vamos fazer exame de sangue e biopsia. E enquanto esperávamos o resultado, minha cachorra definhou.
Por agora, vos deixo um pedaço da história dela, que apesar de ter durado apenas 5 anos vai sempre estar presente no meu coração.
Sasudade é um vazio dentro da gente.
Nos apegamos a esses bichinhos,como parte da nossa família!! E quando se vão, a dor no peito é imensa e parece que nunca vai cicatrizar!!! Me fala uma coisa como falei antes tbm tenho uma cadelinha,aí.Como é o sistema de veterinários aí são gratuitos ? Ou temos que pagar,somente os exames.E quais são os valores? Obrigada
Sem dúvida é doloroso. E a forma como perdemos a Luka foi devastador pra gente. Acho que só não ficamos numa pior porque temos o Tuco e a Liv pra nos fazer sorrir.
Aqui não tem veterinário gratuito. E não é barato. Uma consulta de rotina com vacina no hospital veterinário que levávamos a Luka era em torno de 35€.
Quando ela operou a perna (procura o post Osteotomia do fêmur), gastamos no total uns 1400€ (cirurgia, anestesia, exames, medicação, curativos)
Mas existe plano de saúde, que é gerido por alguns bancos (O Millenium acho que tem) e muitos veterinários aceitam. É uma questão de pequisar 🙂
Existem vários consultórios de veterinária, mas eu preferi um hospital 24h. Depois que tomamos um susto com ela ainda bebê, comendo casca de cebola, preferi ter todo o histórico dela num lugar só. E os veterinários e enfermeiros acabam por se afeiçoar aos nossos bichinhos de uma forma mais pessoal, e tratam deles com muito muito mais amor ❤
Olá, tenha força e tenha certeza de que ela a amou muito pois não existe amor mais sincero do que de um cão para seu humano. Ano passado perdi 2 filhotes com a cinomose, vi elas se definharem sem eu ter o que fazer, mais depois de tanta dor adotei duas cachorrinhas irmãs da mesma mãe e mesmo pai das que se foram.
Hoje eu e meu marido estamos muito felizes com elas pois sao as luzes de nossa casa e nossas vidas!